quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Review: Rhapsody a Musical Adventure


Título: Rhapsody a musical adventure
Produtora:
Nippon Ichi Software
Ano de lançamento: 1998
Plataforma: PlayStation

Olá pessoal, hoje começarei o mês dos RPGs, e começarei com um pouco conhecido, estou falando de Rhapsody the musical adventure.

Você deve ter estranhado o sub título “a musical adventure” em um RPG, mas sim, este é um jogo musical, então se você não gosta de músicas e danças para explicar tudo, melhor passar longe deste jogo.

A história se passa no reino de Marl, onde você controla uma garota chamada Cornet Espoir, que tem o poder de falar com bonecos (sim, bonecos, fantoches e marionetes), e com seu trompete mágico pode dar a eles a capacidade de se moverem por vontade própria (eita Oo), e os ajuda a cumprir alguma missão para que possam ascender (sim, bonecos têm espíritos e eles vão para o céu), mas isto não é o principal da história.


Cornet é uma garota que perdeu a mãe muito cedo e vive sozinha com seu pai e sua boneca fada, Kururu que por sinal, diferente de outros bonecos, ela se move sem o uso do trompete de Cornet e todas as pessoas escutam sua voz (e como ninguém acha isso estranho?). Seu maior sonho é de se casar com um príncipe e viver em um castelo, até que um dia ela vê esta chance em um baile que teria no castelo em que a vencedora dançaria com o príncipe. Mas tudo da errado quando Marjory (uma poderosa bruxa) e suas subordinadas aparecem, Marjory tenta seduzir o príncipe, mas em vão, o que a deixa furiosa transformando-o em pedra e então o sequestrando. E Cornet vendo seu amado sendo sequestrado atrás dela para resgatá-lo, a história é bem fraquinha mas realmente divertida.


A jogabilidade é um dos pontos fortes do jogo, pois ele se trata de um RPG tático (o popular tactics) no qual o jogador usa Cornet e mais três bonecos em batalha, sendo que cada um tem seu próprio alcance e área de movimento, mas as arenas pequenas evitam que se perca muitos turnos apenas andando por ela. E durante a batalha temos os seguintes comandos:

Move: para mover o personagem.
Attack: usa o ataque físico.
Horn: comando único de Cornet, ela usa a música de sua trombeta para aumentar os status dos bonecos ao seu redor, ao mesmo tempo em que acumula uma nota musical.
Reward: outro comando único de Cornet, ela consome as notas musicais acumuladas com o comando Horn para poder usar grandes poderes como panquecas gigantes ou uma chuva de fatias de bolo de morango.
Skill/Magic: monstros e bonecos podem usar tanto poderes físicos quanto mágicos através deste comando.
Item: usa itens dentro da batalha.
Escape: mais um comando exclusivo de Cornet, serve para tentar fugir da batalha.
End: após terminar todas as ações, com todos seus personagens, use este comando para terminar seu turno.

Mas não podemos falar de Rhapsody sem falar do detalhe principal, as músicas, que por sinal não são poucas, pois a cada momento importante da aventura toca uma canção (deixando o titulo com cara de filme Disney) acompanhada de uma dancinha, coisa que se tornou a assinatura da série, e gravando após as canções, pode-se acessa-las da tela de titulo através da galeria, mas só as músicas, sem a dança.

É um jogo bem colorido e bonito que aposta na comédia e nas músicas para prender a atenção do jogador, e desviar a atenção do roteiro fraco e jogo curto, mas a grande quantia de segredos e o fato do jogo têm três níveis de dificuldade, faz com que jogar ele varias vezes seja sempre divertido explorar o reino novamente.
Se você gosta de jogos musicais e de RPG tactics, você simplesmente precisa jogá-lo, não irá se arrepender.

Curiosidades e dicas:

  • - Kururu não participa diretamente das batalhas.
  • - O jogo ganhou uma versão para Nintendo DS na qual foi alterado o sistema de batalha e era possível usar Kururu em batalha.
  • - Rhapsody foi o único jogo da trilogia Malr Kingdom a vir para o ocidente.
  • - As sequencias que não saíram do Japão foram “Little Princess: Marl Ōkoku no Ningyō Hime 2” para PlayStation e, “Tenshi no Present - Marl Oukoku Monogatari” para PlayStation 2.
  • - Este foi o primeiro RPG tactics da Nippon Ichi Software.
  • - O nome japonês do jogo é “The Adventure of Puppet Princess: Marl Oukoku no Ningyou Hime”.
  • - Foi lançada uma segunda versão do jogo chamado de “The Adventure of Puppet Princess + 1”  que continha uma galeria de arte e um CD bônus.
  • - Era possível alterar a voz das canções entre inglês e japonês.
  • - É possível salvar em qualquer lugar fora de batalhas.
  • - Após matar um inimigo com algum poder, é ganho skill points, que quando coletados o bastante sobem o nível de seu golpe o tornando mais forte.
  • - O nome da moeda do reino de Marl é Inotium.
  • - Ao se matar um monstro com o ataque físico de Cornet é possível que ele se junte a você.








  



Um comentário: