quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Review: Final Fantasy Tactics


Título: Final Fantasy Tactics
Produtora:
Square Soft
Ano de lançamento: 1997
Plataforma: PlayStation

Olá pessoal, amanhã é natal para comemorar hoje irei falar de um dos maiores jogos de RPG Tactics do Playstation, o grande Final Fantasy Tactics.

A história desse jogo é até que interessante, se passa no mundo de Ivalice em um pequeno reino do norte que após uma guerra de cinquenta anos chamada de The Lion War, ficou dividido em duas facções e o jogador encarna Ramza Beoulveum dos filhos de uma família de nobres que não gosta muito de como os nobres tratam os plebeus e abandonou seu título e se tornou um mercenário para seguir o seu ideal de que a classe social não define o que a pessoa realmente é. E após realizar varias missões, sua tropa recebe uma muito importante, resgatar a princesa Ovelia que foi sequestrada e sua irmã Alma acabou sendo pega junto. A história parece algo simples de inicio, mas ao avançar mais na aventura você verá que o resgate de Alma e da princesa Ovelia é apenas o inicio de uma grande missão.

O game usa o sistema de Jobs (também conhecido como classes), e cada job tem suas próprias habilidades, ataques e armas e para ensinar habilidades para seus personagens é preciso ter JPs (Job Points), que são obtidos usando habilidades em combate. Mas não pense que poderá escolher a classe que quiser logo de cara, pois cada personagem começa sempre com as mesmas classes básicas e deve treiná-las para liberar as outras.

E ao se aprender habilidades de mais de um Job, é possível equipar em seu personagem da maneira que achar melhor, além de poder usar poderes de duas classes diferentes (coisa de grande importância no game).

Os Jobs disponíveis são:


Squire: aprendiz de cavaleiro tem as habilidades mais básicas do jogo como jogar pedras e o Counter, eles podem usar uma boa variedade de armas.


Knight: poderosos guerreiros usuários de armas e armaduras pesadas têm varias habilidades de quebra de equipamento.


Chemist: o médico da tropa, capaz de arremessar Potions e outros itens a grandes distâncias, usa adagas e pistolas.


Archer: com seus olhos de águia e incrível precisão eles raramente erram o alvo, usam arcos e bestas.


Prist (White Mage): com diversas magias de cura e suporte o mago branco se mostra essencial em combates mais difíceis. Essa classe é usuária de Staffs.


Wizard (Black mage): se o mago branco é cura e suporte o mago negro é o ataque, com diversas magias em área e de status ele se mostra uma unidade extremamente poderosa. Essa classe é usuária de Rods.


Monk: são guerreiros desarmados que usam apenas a força interior e seus punhos para derrotar os adversários.


Thief: fraco, porém ágil, é uma unidade com a habilidade única de roubar equipamentos dos inimigos e até mesmo experiência. Sua arma de preferência são as adagas.


Oracle: usando do poder do Yin-Yang o oraculo é capaz de usar diversas magias para alterar as condições e status dos oponentes e de seus aliados. Ele usa dicionários, rods e staffs.


Time mage: usuário de poderosas magias temporais e gravitacionais ele é capaz de acelerar ou reduzir a velocidade do alvo ou mesmo negar a gravidade, evitando assim qualquer efeito de terreno. Sua arma de preferência é o Staff.


Geomancer: usuário de poderes da natureza, ele usa os poderes do terreno no qual se encontra causando médio dano e varias condições no alvo, sua arma é o machado e a espada leve.


Lancer (Dragoon): apesar da pesada armadura que eles usam sua habilidade de salto é a maior de todas, isto porque os Lancers usam o espírito do dragão para atacar seus oponentes do alto. Como é de se imaginar, são usuários de lança.


Mediator: uma das classes mais difíceis de dominar, pois ele usa o poder das palavras, causando condições positivas ou negativas no alvo (mas sem causar dano) e tem a habilidade única de convidar um inimigo para se juntar a você. Ele é usuário de adagas e pistolas.


Summoner: a classe dos invocadores é capaz de chamar poderosas criaturas para atacar os oponentes com um alcance incrível. Usuário de Rods e Staffs.


Samurai: orgulhos guerreiros que usam o espirito da espada para atacar (e espada tem espirito? Oo) cada espada tem seu próprio ataque especial, porém após alguns usos a espada quebra por não aguentar tamanho poder.


Ninja: extremamente velozes e peritos em muitas armas e capazes de usar uma arma em cada mão, estes guerreiros são especializados em arremessos, jogando absolutamente qualquer arma que tiverem a disposição nos inimigos.


Calculator: poderoso mago que pode usar a maioria dos poderes do Priest, Wizard e Time Mage para atacar todos no campo usando de cálculos como múltiplos, números primos ou altura no campo e aqueles cuja condição seja aplicável, independente de ser aliado ou não, receberão o ataque. Ele usa Rods e Dicionários.


Bard: classe exclusivamente masculina, com o poder da música pode curar e aumentar os status dos aliados. Sua arma é a Harpa.


Dancer: contra parte feminina do bardo, com o poder da dança para causar dano e redução de status nos inimigos. Ela pode usar adagas, tecidos ou bolsas (mas hein?).


Mime: classe secreta e sem duvida nenhuma a mais difícil de usar, pois essa classe não pode equipar nada, nem equipamentos nem habilidades, e ele copia a última ação realizada indiferente de quem esteja na frente dele.

E além de todas essas classes, ainda existem classes únicas de alguns personagens, como Holy Knight e Dragoner.


O sistema de batalha é bem interessante, pois é um clássico rpg tactics em que o jogador pode girar a câmera livremente, os cenários tem vários níveis de altura, o que limita a movimentação dos personagens, pois cada classe tem seu próprio limite de salto e alcance das habilidades, você pode escolher até cinco membros para participar da batalha, e algumas vez a batalha terá algum aliado ou quest. Cada participante da batalha tem sua própria barra de CT, que quando cheia é permite o turno do personagem. E sempre antes de confirmar um ataque (com magias ou físico) aparecerá uma tela mostrando a chance de acerto.

Outra coisa interessante é que não é o bastante ter equipamentos e ter alto nível, pois além de tudo o signo dos personagens é algo muito importante, sim o signo é importante, pois a compatibilidade entre eles define se o atacante causa mais ou menos dano no alvo e também quando se tenta recrutar o inimigo para seu exército (hora de botar a prova seus conhecimentos sobre astrologia).

Durante a batalha, ao chegar à vez de um de seus personagens, uma janela de comandos abrirá e nela temos as seguintes ações:


Move: Para mover o personagem dentro da área marcada.
Act: Abre o menu de ações com Ataque comum e sub menus com as habilidades das classes equipadas no momento, exceto monstros, nesse caso abre direto a lista de habilidades.
Wait: Finaliza o turno, ao finalizar o turno o jogador deverá escolher que direção o personagem ficará virado, pois dependendo de por onde for atacado, irá causar mais ou menos dano.
Status: abre a janela de Status, informando o nível atual, experiência atual, HP atual, MP atual, CP atual, Nome, Classe, Signo, Bravura, Fé, Movimentação, habilidade de pulo, velocidade, equipamentos e habilidades equipadas e condição do personagem.
AI: Deixa o personagem no automático, dessa forma a máquina controla as ações dele até cancelar.


Nas cidades é possível fazer varias coisas, como contratar novos soldados comprar itens e até mesmo entrar em tavernas para ouvir rumores e pegar side quests, sendo que nestas quests o jogador deve escolher três membros da sua tropa para enviar em expedição, o que quer dizer que até eles voltarem não será possível usá-los, e ao retornarem, além de receberem exp e alguns gils, se algum deles tiver o a classe recomendada para a missão, muito provavelmente eles trarão um tesouro. Estes tesouros que são obtidos por side quests não tem nenhuma importância na história, mas além de belos, cada um deles tem sua própria história e até mesmo tem algumas aparições especiais citando outros jogos, como por exemplo, a Black Matéria, que é dita como um artefato da antiguidade.


Ao se criar um novo personagem, seu signo, Brave e Faith são decididos, sendo que a Bravura e a fé do personagem definem se ele será melhor em classes guerreiras ou mágicas, pois maior a bravura, maior a força física e quanto maior a fé, maior o dano magico e maior a chance de causar efeitos secundários (não, a sorte não ajuda em efeitos, mas ter fé ajuda muito). Além dos personagens que se juntam a seu grupo permanentemente (como os contratados e personagens históricos) existem os Guests (personagens que se juntam a seu time temporariamente).

Monstros também podem ser capturados e após alguns dias eles botam ovos (sem precisar de um companheiro Oo) que podem ser de qualquer variante do monstro, inclusive, vários monstros apenas podem ser obtidos chocando seus ovos.

Os gráficos são bonitos, a arte sem nariz é algo que chama atenção, os efeitos visuais são belos, as músicas e efeitos sonoros são fantásticos, sistema de passagem de tempo e a jogabilidade é tudo que se pode esperar de um RPG Tactics e apesar da história séria, em diversos pontos ocorre algo cômico para quebrar a tensão, evitando assim que o jogo fique com um clima muito pesado.

No mais, este é um dos melhores rpgs do estilo para o PlayStation (se não for o melhor), com boa história e diversas Quests secundárias, o que o manterá ocupado por muitas e muitas horas. Se você gosta de rpg ou simplesmente de uma história bem contada, este é o seu jogo, pois a atenção pra história é algo que não é visto com muita frequência, então o que está esperando? Ivalice precisa de você.

Curiosidades e Dicas:

  • - Existem magias que permitem acelerar ou desacelerar a velocidade que a barra CT como com Haste ou Slow.
  • - Quando se aprende todas as habilidades de uma classe à palavra Master irá aparecer ao lado do nome.
  • - A classe Summoner pode apenas aprender sua ultima invocação, Zodiac, recebendo o ataque diretamente e mesmo assim não é 100% de chance de aprender.
  • Zodiac só pode ser aprendido na batalha secreta contra Elidibs o usuário da pedra de Serpentarius, ele se encontra no último andar da Deep Dungeon (END), para aprender o alvo deve ser um Summoner e sobreviver ao ataque, e mesmo assim a chance de aprender é baixa.
  • - Na versão japonesa é possível acessar o Music Test colocando o seguinte nome B-G-M-Ki-Ki-Ta-I.
  • - Para liberar Beowulf e Reis (dragão), leia os rumores em Goland e vá para Lesalia e concorde em acompanha-lo para Goland, após algumas batalhas e história ele se unirá a você.
  • - Para liberar Reis (humana), leia os rumores em Zeltennia e compre uma flor de da garota em Zarghidas e volte para Goug, isso irá destravar uma batalha em Zeltennia e irá retornar Reis a forma humana.
  • - Para liberar Worker 8, após resgatar Reis (dragão) vá para Goug Machine City e ele se unirá a sua equipe.
  • Para liberar Cloud, depois de restaurar a forma humana de Reis, vá para Goug e Cloud aparecerá em Zarghidas, após ter passado Igros Castle, vá para Zargidas e vença a batalha para ele se unir a você.
  • - Cloud pode equipar apenas a Materia Blade e a Caos Blade.
  • - A Materia Blade está em Bervenia Volcano, para encontra-la use a habilidade Move-find-item.
  • - A Chaos Blade pode ser pega no andar END da Deep Dungeon, quando aparecer um time de ninjas com apenas um ninja feminino, espere que eventualmente joguem em você a Chaos Blade, a habilidade Catch é obrigatória para se pegar esta arma.
  • - A última habilidade de Ramza é Ultima (que coisa não?) você tem apenas três chances de aprendê-la, a primeira é contra as duas assassinas e a segunda e a terceira é contra os monstros Ultima Demon que aparecem na batalhe com Elmdor e em Murond, para aprender Ramza deve estar na classe Squire e receber o ataque.
  • - Após alguns turnos com o personagem morto, ele virará um cristal e se pegar o cristal irá aprender as habilidades daquele inimigo instantaneamente.
  • - Cristais iluminam áreas escuras.
  • - Para matar um morto vivo (como Zumbi ou fantasma) simplesmente o reviva, com itens ou magias.
  • - Os melhores itens podem ser pegos com a habilidade Move-Find-Item, ou com a habilidade Secret Hunt (que permite criar um item a partir do monstro morto) e aqui vai à lista de locais.
Sword: Nagra Rock – atrás do Nelveska Temple ou caçar: Porky
Knight Sword: Break Blade – última batalha da Deep Dungeon
Bow: Perseus Bow - 8th batalha da Deep Dungeon
Crossbow: Gastrafitis – Shop
Knive: Zorlin Shape – caça: Plague
Stick: Whale Whisker - caça: Tiamat
Hammer: Scorpion Tail - caça: Hyundra
Axe: Slasher – Shop
Katana: Chirijraden – última batalha da Deep Dungeon
Ninja Sword: Kogo Knife - 7th batalha da Deep Dungeon
Gun: Blast Gun - 6th batalha da Deep Dungeon
Spear: Javelin II - podium da direita de Nelveska Temple
Staff: Sage Staff - 7th batalha da Deep Dungeon
Rod: Faith Rod - 4th batalha da Deep Dungeon
Book: Madlemgen - caça: Great Morbol
Harp: Fairy Harp - 4th batalha da Deep Dungeon ou caça: Treant
Fabric: Ryozan Silk - caça: Tiamat
Bag: FS Bag - caça: Wild Boar
Shield: Escutcheon II - podium da esquerda de Nelveska Temple
Helmet: Grand Helmet - 9th batalha da Deep Dungeon
Hat: Thief Hat – Shop
Ribbon: Ribbon - caça: Wild Boar
Armor: Maximillion - 9th batalha da Deep Dungeon
Robe: Robe of Lords - 8th batalha da Deep Dungeon
Cloth: Rubber Conscious - caça: Hydra
Gauntlet: Genji Guantlet - roube: Elmdor
Ring: Angel Ring – Shop
Mantle: Vanish Mantle - Gemineas Peak
Perfume: Chantage - caça: Porky
  • - Para destravar todos os Jobs é preciso:
Archer - Squire (Lv. 2).
Calculator - Black Mage (Lv. 5), Oracle(Lv. 4), Time Mage (Lv. 4), White Mage (Lv. 5).
Bard / Dancer - Mediator (Lv. 5), Summoner (Lv. 5).
Black Mage - Chemist (Lv. 2).
Lancer - Thief (Lv. 4).
Geomancer - Monk (Lv. 4).
Knight - Squire (Lv. 2).
Mime - Chemist (Lv. 8), Lancer (Lv. 5), Geomancer (Lv. 5), Mediator(Lv. 5), Squire (Lv. 8), Summoner (Lv. 5).
Monk - Knight (Lv. 3).
Oracle - White Mage (Lv. 3).
Ninja - Archer (Lv. 4), Geomancer (Lv. 2), Thief (Lv. 5).
Mediator - Oracle (Lv. 3).
Samurai - Lancer (Lv. 2), Knight (Lv. 4), Monk (Lv. 5).
Summoner - Time Mage (Lv. 3).
Thief - Archer (Lv. 3).
Time Mage - Black Mage (Lv. 3).
White Mage - Chemist (Lv. 2).






Um comentário:

  1. Muito bom jogo, so faltou falar da influencia de Tactics Ogre, predecessor espiritual de FFT. Ate hoje estou aguardando um Final Fantasy Tactics 2 ou a continuacao da saga Ogre Battle / Tactics Ogre.

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