quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

A história do PlayStation



Nome: PlayStation
Ano de lançamento: 1994
Empresa:
Sony Computer Entertainment

Olá pessoal, a matéria de hoje é muito especial, pois hoje é o aniversário de um ano do Satiro Retro (sim já estamos aqui por um ano, da pra acreditar?) e para comemorar o que melhor que falar de outro aniversariante? Estou falando do console que esta fazendo vinte anos este ano, estou falando do grande PlayStation.

O video game que fez a alegria de muitos de nós na década de 90 tem uma origem que não são muitos que conhecem, ele nasceu como um acessório para o Super Famicom chamado de Play Station (sim separado), com a ascensão do CD-Rom diversas empresas criaram drives de CD para seus consoles e a Nintendo não queria ficar atrás e foi atrás de algumas empresas para fazer parceria e acabou se juntando a Sony e juntas iniciaram um grande projeto, o Play Station.

No inicio ele se chamaria SNES-CD (que criativo), e ficaria embaixo do console, apenas expandindo um pouco a memória do console e permitindo criar jogos um pouco melhores. Após um tempo a Sony começou o desenvolvimento de console chamado de Play Station, o qual rodaria tanto os CDs do SNES-CD quanto os cartuchos do Super Nintendo.


Mas agora a história fica um pouco bagunçada, pois a Sony vendo que o contrato que tinham faria eles ganharem pouco por muito trabalho, tentaram renegociar com a Nintendo, mas não chegaram a um acordo, dessa forma, cancelando o projeto. Outra versão da história é: a Nintendo não estava gostando do fato de pagar royalties para a Sony por cada video game vendido, e não só isso, como a Sony estava projetando o Play Station, isso queria dizer que eles teriam quase que total controle sobre os jogos que sairiam para o SNES, o que fez com quem quebrasse o contrato com a Sony e anunciassem a parceria com a Philips (e licenciando alguns de seus jogos para o Philips CD-i).

E agora que a Sony estava separada da Nintendo, eles ofereceram a tecnologia que desenvolveram para a Sega, tudo para ouvir um grande não, pois o presidente da época achava que a Sony não sabia fazer video games e muito menos jogos, e após a oferta eles criaram o Sega CD. E agora sem parceria, eles tentaram a sorte avançando o projeto por conta própria realizando várias mudanças, tais como:


A alteração do nome, pois como o nome Play Station pertencia a Nintendo, eles não poderiam usá-lo, e após algumas variantes, resolveram apenas juntar as duas palavras criando a marca PlayStation.


O controle, originalmente usaria o mesmo do Super Nintendo, mas após inúmeras modificações virou o que conhecemos hoje.

O hardware, pois acharam que não valeria a pena entra na briga dos 16 bits e alteraram o console para se tornar um 32 bits.


O Design, ele foi alterado diversas vezes, começando pela remoção da entrada de cartuchos, assim apagando de vez qualquer ligação que o projeto tinha com a Nintendo e alterado mais algumas vezes até chegar em sua forma final.

Como foi dito antes, inicialmente o PlayStation seria apenas o Super Nintendo turbinado, com gráficos 2D, porém, após o inicio do projeto solo, a Sony viu como os jogos 3D estavam em alta e resolveram que seu video game se concentraria no 3D, mas para isto eles precisariam de parceiros para criar tantos jogos, e para piorar as maiores empresas não estavam interessadas em seu console, mas ai entrou a grande estratégia da Sony, eles fizeram um contrato de exclusividade com a Namco e diversas empresas pequenas e desconhecidas, o que garantiu uma biblioteca de jogos bem ampla logo em seu lançamento.

Assim como vários outros consoles o PlayStation também teve suas variantes.


O modelo SCPH-1000 tinha a porta Parallel I/O (que por sinal era gigante), a Serial I/O, a AV Multi Out, a ~AC In (a porta do cabo de força), o RFU DC OUT (Digital Audio Output, ou se preferir, saída de áudio digital), os três conectores de áudio e video (vermelho, branco e amarelo) e uma porta de Super Video.

O modelo SCPH-1001 tinha a porta Parallel I/O, a Serial I/O, a AV Multi Out, a ~AC In, o RFU DC OUT e os três conectores de áudio e video (vermelho, branco e amarelo) perdendo a porta de super video.

O modelo SCPH-5001 tinha a porta Parallel I/O, a porta Serial I/O, a AV Multi Out e a ~AC In, ele perdeu os conectores AV e também o conector Rfu DC out.

O modelo SCPH-9001 só tinha a porta Serial I/O, a AV Multi Out e a ~AC In, perdendo agora a porta Paralela.


E seis anos após o lançamento (em julho de 2000) o console foi redesenhado, ficando menor (e perdendo a porta Serial), o botão reset não mais existia, pois ele foi combinado ao botão Power, o hardware foi alterado para evitar o destravamento (coisa que não funcionou muito) e principalmente, mudou de nome, agora se chamava PlayStation One.
Além de todas as alterações de hardware (mudança no chipset, na posição e tipo do canhão entre outras coisas) o software do console também evoluiu, pois a cada nova versão lançada, o programa do console era melhorado, que fossem apenas na aparência ou no desempenho.

E não apenas o console evoluiu, mas seu controle também, vamos a eles.


O primeiro modelo do controle foi baseado no controle de super Nintendo (todo mundo sabe disso) com a diferença de que ele tinha um tipo de “asas” para melhor segurar o controle e tanto o L1 e R1 quanto o L2 e R2 (os botões de cima) são exatamente iguais (sério, você pode trocar a posição deles se quiser), e os desenhos dos botões de ação tem significados.

O representa o inventário (menu se preferir), por isso ele é uma folha de papel.
O representa o ponto de vista (câmera como é o popular).
O e o respectivamente representam, negação e confirmação (ou cancelar e aceitar).
E dois anos depois, em Abril de 1996, foi lançada uma versão com o cabo mais longo.


Em abril de 1997 foi lançado o Dual Analog Controller, que era mais largo, tinha “asas” mais longas, os botões L2/R2 ficaram mais largos (não podendo mais trocar a posição deles com os botões da frente) e o principal, tinha dois analógicos que permitiam melhor controle do personagem e da câmera, pois sua alta sensibilidade permitia diversos níveis de pressão, e dependendo do tanto q empurrasse a alavanca o personagem andaria ou correria (nos jogos compatíveis, claro), e além das alavancas ele também tinha um botão Analog para ativar e desativar os analógicos (com um led indicador que ficava aceso para mostrar que estava com a função ligada).

A versão japonesa do controle tinha vibração, mas a falta de games compatíveis com essa função até então fez com que as versões americanas e européias não tivessem os motores que vibrariam o controle.


Em Novembro de 1997 foi lançado o Dual Shock, além de todos os botões do Dual Analog Contoller, teve modificação no modelo e funções das alavancas, pois agora elas têm botões ocultos, o L3 e R3 que são acionados pressionando as alavancas, agora os modelos de todas as regiões tem a função de vibração, que por sinal, esta por sinal foi melhorada, pois agora os dois motores permitem diversos níveis de vibração (feito para contra atacar o nível único de vibração do Rumble pack do Nintendo 64), o L2 e R2 ficaram maiores novamente e o formato das “asas” também mudou.

Após o lançamento do Dual Shock, sua aceitação foi tão boa que diversos jogos passaram a oferecer suporte a ele e sua função de vibração, isto quando não era obrigatório o uso do controle para jogar determinado jogo.

E como não poderia faltar o PlayStation tem sua cota de acessórios, irei falar de alguns deles:


O DexDrive era um aparelho que permitia copiar os saves do memory card para o computador e vice versa (coisa muito útil quando os memory cards ainda eram tão caros).


O PocketStation, é a versão da Sony do VMU do Dreamcast, pois não é nada mais que um memory card com uma tela de LCD e botões, permitindo jogar minigames diretamente nele, quando usado em um jogo compatível.


A GunCon sem dúvida nenhuma esta pistola é o segundo acessório mais famoso do console (perdendo só para o Memory Card), pois esta Light Gun era usada em diversos jogos tipo arcade.


O NeGcon, controle lançado pela Namco antes do Dual Analog Controller, lembra muito um controle de Super Nintendo, especialmente pelo fato de não ter os botões L2, R2 e Select e fizeram tudo isso para poder torcer o controle no meio (sim ele gira no meio) e foi feito desta forma para se tirar o máximo proveito de jogos de corrida (deve ser bizarro jogar com ele).


O PlayStation Link Cable era exatamente o que descreve, um cabo que servia para ligar dois PlayStation  permitindo cada um jogar em sua TV (evitando assim que um olhe a tela do outro). E o mais importante, ele usava a porta Serial I/O, ou seja, modelos mais novos do console e o PlayStation One não são compatíveis com o acessório.


O PlayStation Mouse, você já deve ter passado por algum jogo do tipo Point and Click (jogos que se controla uma setinha para realizar as ações) certo? É muito difícil jogá-los com o controle mas nós tentamos, mas foi para isso que a Sony lançou este mouse, para facilitar a vida na hora de mover a setinha com maior agilidade. Tais como Sim City 2000, Myst, Clock Tower, Command & Conquer entre outros.


O Memory Card, como cartuchos não eram mais usados, era impossível salvar no próprio jogo, o que forçou a Sony a criar um meio de gravar os jogos em uma mídia externa, nascendo assim o acessório mais desejado dentre todos os gamers.


E claro que não poderia deixar de ter o PlayStation Multitap, que permitia jogar em mais de dois jogadores diversos títulos.


E aqui vai um extra, você já deve ter visto ou chamado o PS1 de PSX correto? Pois bem, saiba que o PSX é outro console, não sabia? Então, o PSX ou melhor, o PlayStation X foi um console lançado em 2003 que nada mais era que uma união do PlayStation 2 com um gravador de DVD. E por causa disso ele é compatível tanto com os jogos de PlayStation quanto com os jogos de PlayStation 2.

E apesar de ser um video game, ele não vinha com nenhum controle (pois eram vendidos separadamente), eles eram plugados na parte traseira do console mas felizmente tinham um cabo longo (quatro metros Oo). Mas a Sony não quis investir muito neste sistema multi-uso (sim é assim que o definiram) então ele nunca saiu do Japão.


E com sua primeira tentativa de entrar no mundo dos games a Sony provou para o mundo do que era capaz, pois o segundo contrato da Nintendo não deu certo e o Nintendo 64 foi abandonado pelas desenvolvedoras por ainda usar cartuchos e o Sega Saturn era extremamente difícil de se programar para ele, o que fez muitas desenvolvedoras migrarem para o PlayStation por seu alto poder de processamento e a facilidade em se programar para ele.

Imagino que a grande maioria de nossos leitores já tenham jogado este grande console que fez parte da infância (ou adolescência) de tantos, e neste ano de 2014, ele esta fazendo aniversário de vinte anos, o que levou a Sony a criar uma edição especial do PlayStation 4 com as cores do PlayStation original. E se você, assim como eu, ainda possui um PlayStation, se orgulhe, pois você tem um pedaço importante da história dos video games.

Curiosidades e dicas:

  • - O Dual Analog Contoller é o controle com as maiores “asas” do PlayStation.
  • - A versão japonesa do Dual Analog Controller além do cinza clássico também tem na cor preta.
  • - O modo analógico do Dual Analog Controller só pode ser ligado manualmente, não é possível o jogo ativar a função mesmo que seja obrigatória, mas no Dual Shock esta função pode ser ativada pelo próprio jogo.
  • - O botão Analog do Dual Analog Controller é mais alto, diferente do botão quase em baixo relevo do Dual Shock.
  • - Após o lançamento do PlayStation One, os controles Dual Shock vinham com o logo PS One no lugar da palavra PlayStation.
  • - O sucesso do controle DualShock foi tão grande que a Sony manteve o modelo com apenas modificações leves para usar no PlayStation 2 e PlayStation 3.
  • - O PlayStation One tinha uma tela de LCD chamada de PSOne Combo para poder jogar no carro.
  • - Em 1997 a Sony Lançou um kit desenvolvedor limitado chamado de Net Yaroze, que tinha a aparência de um PlayStation preto.
  • - O canhão do console estava sempre mudando, pois as peças se desgastavam muito rapidamente nos modelos antigos.
  • - O PlayStation é o quarto video game mais vendido da história com 102 milhões de unidades vendidas.
  • - Ele foi o primeiro console a vender mais de 100 milhões de unidades.
  • - O projeto do PlayStation começou em 1986 e foi apresentado na CES de 1991.
  • - A produção foi encerrada apenas em 2006.
  • - Existem jogos que por causa de algum erro na programação, são capazes de apagar ou mesmo inutilizar o memory card.
  • - O truque clássico para fazer um PlayStation com o canhão fraco funcionar é virar ele de cabeça pra baixo, sempre funciona.






















2 comentários: