terça-feira, 25 de novembro de 2014

Review: Sink or Swim


Título: Sink or Swim 
Produtora: Zeppelin Games
Ano de lançamento: 1993
Plataforma: Super Nintendo Entertainment System

Olá pessoal, hoje iremos falar de um grande jogo (literalmente) desconhecido, estou falando de Sink or Swim.

O jogador controla Kevin Codner, o herói aquático que após ouvir sobre o acidente com o navio SS Lucifer ele vai até lá em seu submarino amarelo resgatar todos os passageiros.



E com esta breve introdução, vamos ao jogo.  A jogabilidade é clássica de jogos de plataforma, sendo que Kevin anda para os lados, pula, solta boias (ok, uma boia que suporta alguns passageiros nela), bombas para limpar o caminho (e que não causam dano em pessoas), além de nadar (por vinte segundos) e escalar canos para poder fechar vazamentos neles.


E usando dessas habilidades o jogador deve resgatar os passageiros (e eles não são exatamente inteligentes) os guiando através das salas até a saída de emergência, mas leva-los em segurança até a saída não é coisa fácil, pois os passageiros são suicidas e apenas viram após baterem em algo ou passarem por uma esteira, o que fará com que você veja as almas deles subindo com muita frequência. O maior problema é o fato de que qualquer coisa pode matá-los, como, prensa, fogo, altura, vapor, entre outros, tornando a dificuldade do jogo muito alta.

Na tela do jogo temos varias informações úteis que irei descrever agora:
O contador de vidas em forma de K (de Kevin): acho que não precisa de descrição.

Tanque de ar: mostra um contador com duração de 20 segundos, que causa a morte imediata de nosso herói caso zere.
Timer das bombas: elas explodem em cinco segundos e este contador se inicia sempre que uma bomba é depositada.
Pontuação: autoexplicativo.
Rescue: é o número de passageiros a serem resgatados no nível.
Left: é o número de passageiros restante para serem salvos (ou ainda vivos).



O jogo é extremamente longo, contando com um total de cem (isso mesmo, 100) níveis, divididos em cinco cores (que representando suas dificuldades) ao longo do cruzeiro. E para poder continuar o jogo mais tarde, ele conta com um sistema de passwords de seis letras, sendo eles, em sua maioria, nomes ou palavras em inglês, o que torna muito fácil (com alguma sorte) descobrir os passwords para os estágios mais avançados.

Os gráficos são bem coloridos e bem desenhados, tendo um visual bem alegre, as musicas são animadas e até que boas, mas os efeitos sonoros são apenas medianos e a jogabilidade é bem precisa. No mais, é um jogo bem interessante e divertido, mas sua dificuldade alta pode afastar os jogadores mais casuais.

 Curiosidades e dicas:

  • - Após algum tempo a água começa a subir, mesmo em estágios secos.
  • - A versão para Mega Drive se chama, S.S. Lucifer, Man Overboard!
  • - O jogo só tem passwords a cada cinco estágios, a não ser na versão para Mega Drive que tem para todos.
  • - Quando fica muito tempo parado, Kevin irá começar a brincar com um ioiô.
  •  - Na versão para Mega Drive, antes de cada estágio são mostradas várias informações, entre elas, quantos passageiros é preciso resgatar para se passar de fase.
  • - Alguns estágios diferem entre as versões do jogo.
  • - Caso o jogador fique com menos passageiros vivos que o necessário para se passar o estágio, a tela escurece mostrando que a missão já esta falha.

  












Nenhum comentário:

Postar um comentário