quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Review: Naruto Shinobi no Sato no Jintori Kassen


Título: Naruto Shinobi no Sato no Jintori Kassen
Produtora:
Bandai
Ano de lançamento: 2003
Plataforma: PlayStation

Olá pessoal, hoje irei falar sobre um jogo pouco conhecido de um anime muito famoso, estou falando de Naruto para PlayStation.

Para aqueles que acham que os jogos do Naruto começaram nos jogos de luta e aventura para o Playstation 2, estão muito enganados, pois o primeiro jogo do Naruto na verdade é um jogo de tabuleiro.

O jogo conta as aventuras de Naruto a partir do inicio da série, contando a história com quadrinhos semi animados (como se estivesse lendo um manga com movimentos) desde ele falhando no teste do jutsu clone das sombras até depois da batalha na vila da névoa.


O jogo em si, lembra muito banco imobiliário (também conhecido como Monopólio), mas como? Você deve estar se perguntando, simples eu respondo, ao iniciar a partida, cada jogador recebe uma certa quantia de Chakra (o padrão é 2000) ao invés de dinheiro, e no lugar dos dados, aqui temos uma roleta que vai de 1 a 12, que para ser parada o jogador joga shurikens nela (nossa, pra que tanta violência?), e após todos os jogadores girarem a roleta para ver quem vai primeiro, é hora de começar o jogo.


O jogador escolhe a primeira opção do menu (esta tudo em japonês) para girar a roleta e andar pelo tabuleiro, ao cair em uma casa em branco, o jogador pode comprar ou não o terreno, pagando o custo de chakra escrito embaixo, caso compre o terreno ficará da cor de indicação do jogador (vermelho, azul, verde ou amarelo) e ainda é possível melhorar o campo, aumentando o custo de chakra para quem cair nele,  caindo nele de novo ou o escolhendo quando cair no campo de melhoria de campo, e como no Banco Imobiliário, caso algum jogador caia em seu terreno, ele terá que pagar um custo de chakra para o dono do terreno.

E em caso caia em um terreno muito forte e não tenha chakra o bastante para pagar, o jogador é obrigado a vender seus terrenos para pagar a divida, e caso mesmo assim a divida não for paga, ele ficara com chakra negativo. Mas não é preciso entrar em desespero, pois é possível evitar tomar dano quando se cai em um campo oponente, para isto o jogador deve desafiar o dono do campo para o combate, sim, combate em um jogo de tabuleiro.


O jogador deve escolher um movimento de ataque ou defesa (depende da sua situação) e girar a roleta para ver quantos pontos de bônus irá receber, pois cada personagem tem uma quantia de pontos pré definida, e o campo só é tomado caso o ataque atravesse a defesa reduzindo os pontos do oponente a zero, e em caso o ataque falhe, além do domínio do campo não trocar o jogador deverá pagar o custo de chakra ao dono. E outra coisa que pode causar batalha imediata é os dois jogadores caírem na mesma casa.

Mas isto não é tudo, pois fora dos combates é possível usar habilidades e cartas para mudar o rumo da partida, e aqui vai uma breve descrição deles:


Habilidades: na parte baixa da tela tem uma barrinha que pode acumular até oito bolinhas (sim essa é a medida dessa barra) que são usadas para executar as habilidades, e estas habilidades permitem plantar armadilhas (como bombas que causem dano no chakra ou jogue o alvo para outro lugar), ou até mesmo causar dano nos campos deixando eles marcados com um curativo (sério? LOL) e caso cause dano novamente, o campo será destruído, voltando assim a ser um campo neutro.


Cartas: ao longo da partida o jogador coletará cartas que podem ser usadas tanto antes de batalhas (para aumentar os pontos) quanto no tabuleiro, como para recuperar chakra entre outras funções.

Agora vamos para as condições de vitória, no inicio de cada partida, é definida uma quantia de chakra que deve ser atingida para que se ganhe a partida. E no tabuleiro sempre existem duas ou mais bolas de cristal coloridas, que o jogador deve passar por elas para coletar seu poder e quando estiver de posse das duas deverá passar pelo ponto inicial, ao fazer isto, o jogo lhe dará bônus por cada campo possuído (maior o nível melhor), por possuir as bolas de cristal e por dar uma volta no tabuleiro, e caso seu chakra seja igual ou superior à condição de vitória nesse momento a partida chega ao seu fim.

Bom, não é o jogo mais belo do PlayStation, mas sem duvida é um jogo muito belo e que mostra que se preocuparam em passar o ambiente do manga para o vídeo game, sim manga e não o anime, por isto é provável que você notará algumas diferenças nos personagens, os efeitos sonoros e musicas são bem medianos, mas nada que estrague a diversão.

Se você é fã da série e têm mais três amigos tão fãs quanto você, este é o seu jogo, pois os personagens e história são bem fieis (pelo que pude entender), mas se gosta de jogos rápidos, passe longe, pois este jogo é de paciência.


Curiosidades e dicas:

  • - Os movimentos mais fortes podem ser facilmente identificados, pois exigem muito chakra.
  • - Para destravar o Terceiro Hokage, vença-o no tabuleiro #7.
  • - Para destravar os Bandidos, perca no tabuleiro #3, derrote Haku e os bandidos no tabuleiro #5.
  • - Para destravar o Haku, derrote-o e os Bandidos no tabuleiro #5.
  • - Para destravar o Iruka Sensei, derrote Iruka e Kakashi no último tabuleiro.
  • - Para destravar os Kiri Ninjas, perca no tabuleiro #3 e os derrote junto de Sabusa no tabuleiro #4.
  • - Para destravar o Konohamaru no multiplayer, derrote Sakura no tabuleiro #2.
  • - Para destravar o Konohamaru no modo história, termine o Story mode sem perder para o Sasuke.
  • - Para destravar o Sabusa, perca para Sasuke na competição de corrida, salve e saia, perca na escalada também e vença o tabuleiro #6.
  • - Para destravar o Tsunin, perca no tabuleiro #3, termine o jogo, derrotando Iruka, e vença o tabuleiro #1.











10 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, caso não seja como está descrito na matéria não sabemos como destravar este personagem, pois informações sobre este game são muito escassas.

      Excluir
  2. Para Liberar o Zabusa Você tem que:
    *Perder para o Sasuke na primeira corrida
    *Perder para o Sasuke na escalada da arvore
    *Ganhar o Capitulo #6 com Sasuke

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente alguem sabe me dizer como liberar as ultimas duas fazes secretas

      Excluir
    2. Amigos alguem sabe desbloquer as ultimas duas fases secretas

      Excluir
    3. Amigos alguem sabe desbloquer as ultimas duas fases secretas

      Excluir
  3. Não consigo desbloquear os ninjas Kiri e as duas fases secretas

    ResponderExcluir
  4. como desbloqueia as fichas dos personagens???

    ResponderExcluir
  5. Alguien sabe como desbloquear las dos ultimas arenas.

    ResponderExcluir