quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Review: Gran Turismo



Título: Gran Turismo
Produtora:
Sony Computer Entertainment
Ano de lançamento: 1997
Plataforma: PlayStation

Olá pessoal, hoje irei falar de uma das maiores series entre os jogos de corridas, estou falando de Gran Turismo.

Este é um grande titulo de corrida que inovou em seu tempo, não por sua história (inexistente) não por seus fantásticos gráficos (bem que são muito bons), mas sim por causa de seu modo simulação, sim, o Simulation Mode era o atrativo do jogo, pois era lá que o jogo mostrava seu real brilho.

O game contava com apenas dois modos de jogo, o Arcade Mode e o Simulation Mode e aqui irei falar um pouco desses dois modos.


No Arcade Mode, o jogador podia correr contra outro jogador ou sozinho em qualquer pista com qualquer carro, desde que já estivessem desbloqueados claro.


O Simulation Mode, para começar você não pode dirigir, calma, você até pode, mas não sem antes tirar sua carteira de motorista, sim o jogo te obriga a tirá-la, para só então poder participar dos campeonatos.

As cartas são divididas em três categorias distintas, e devem ser tiradas em ordem (não dá para trapacear), e elas são:


B: a carta básica e também a mais fácil de se tirar.
A: a carta intermediária, consideravelmente mais difícil que a B e com carros mais velozes.
AI ou A Intenational: a mais difícil de todas as cartas.

Cada carta tem um total de oito provas que devem ser superadas dentro das condições (normalmente dentro do tempo limite e não sair da pista) para se passar, e ao conseguir passar, o jogador será premiado com um troféu de ouro, prata ou bronze. E passando todas as provas finalmente a carta é sua.


Mas para poder participar dos campeonatos é preciso ter um carro, e com seus $ 10.000 iniciais não é possível pegar um carro muito bom, e muito menos novo, então neste momento é chegada a hora de ir para as lojas de carros usados, sim, diferente da maioria dos jogos em que carro novo custa $ 5.000 ou menos, aqui isto compra apenas um carro usado (e do ruim).

Agora que você tirou sua carta e comprou seu primeiro carro chegou a hora de fazer oque tanto queria, participar dos campeonatos. Mas não ache que poderá participar de todos, pois agora entram as divisões das cartas em categorias, pois cada carta o permite correr uma certa quantia de campeonatos, e a carta necessária para se acessar o campeonato também define a sua dificuldade (fácil, médio ou difícil).


Cada campeonato contém de três a seis corridas e além do prêmio em dinheiro varias corridas também dão de presente ao campeão um carro novinho em folha, isso mesmo, um carro, e mesmo que você não vá usá-lo ainda poderá vendê-lo e isso sim é útil, pois assim se torna mais fácil de se juntar dinheiro para comprar novos carros ou melhora-los. Mas ainda nos campeonatos, existem alguns campeonatos que são para poucos, pois eles são apenas uma corrida, mas que demora mais de 2 horas para se terminar, e eles são Gran Valley 300km, SS Route 11 All-night I e SS Route 11 All-night II.

Quando falei em melhorar seu carro, quis dizer em realmente transformá-lo, trocando os pneus, suspenção, embreagem, colocando turbo e tudo o mais que se tem direito, cada melhoria no motor pode aumentar ou diminuir o HP (Horse Power) do carro. E além disso tudo também temos a redução de peso (algo muito útil em carros pesados) e a transformação, que transforma (de maneira irreversível) seu carro em um carro de Rally.

Os gráficos são muito bons para a época e as músicas e efeitos sonoros não fazem feio, tornando a imersão no game uma grande experiência. Fãs de jogos de corrida muito provavelmente irão gostar do jogo por causa da alta taxa de realismo da física e sensação de velocidade, mas o fato dos carros serem indestrutíveis pode afastar alguns jogadores mais exigentes. E se você nunca jogou, jogue, pois a experiência de tirar carta de motorista em um jogo é algo que vale a pena ser experimentado.

Curiosidades e dicas:

  • - Têm 166 carros diferentes no jogo.
  • - Têm 11 pistas diferentes e suas respectivas versões invertidas.
  • - Para destravar pistas e carros no Arcade Mode, se deve vencer algumas pistas especificas como:

Autumn Ring --        vença a High Speed Circuit
Deep Forest  --         vença Trial Mountain Circuit
Dodge dealership -- vença Special Stage R5
Grand Valley Speedway  -- vença Clubman Stage 5
Special Stage R5 -- vença Grand Valley East Circuit
Subaru dealership -- vença Deep Forest Circuit
Toyota dealership -- vença Autumn Ring Circuit
TVR dealership -- vença Grand Valley Speedway
  • Tire a carta B com ouro para ganhar Dodge Concept Car.
  • Tire a carta A com ouro para ganhar o TRD 3000GT.
  • Tire a carta AI com ouro para ganhar o Nismo 400R.

  • - Para destravar o Hi Res GT no Arcade Mode, vença todas as oito pistas no difícil.
  • - O jogo começou a ser desenvolvido em 1992, ou seja, levou 5 anos para ser concluído.  
  • Equipando da maneira correta é possível criar carros com mais de 900 HP.


  






Nenhum comentário:

Postar um comentário