sexta-feira, 31 de outubro de 2014

A história do V.Smile


Nome: V.Smile
Ano de lançamento: 2004
Empresa: VTech

Olá pessoal, fim de mês é dia de história, e hoje irei apresentar a vocês um famoso desconhecido, o não tão grande, V.Smile.

Você provavelmente não conhece o V.Smile, mas este console educativo foi um console da sexta geração vídeo games (junto do PlayStation 2, DreamCast, GameCube e Xbox).

O console tinha um visual bem alegre e colorido, com entrada de cartuchos na frente, dois botões (ON e OFF), duas entradas de controles. E falando nos controles, eles são um show a parte, pois eles tem o formato de um desenho de pegada de cachorro. Sendo uma alavanca como direcional, e quatro botões coloridos representando os dedos do cachorro, e um gigantesco botão laranja no meio (é uma tela de toque em algumas versões), e três botões de opções.


A grande maioria dos jogos educativos do console são feitos com personagens licenciados, como Scooby-Doo, A pequena sereia, Go Diego Go! Entre outros. E eles são classificados de maneira diferente de jogos normais, suas classificações são:

Pensadores Juniors (Junior Thinkers): para idades de 4 a 6 anos.
Coordenadores (Master Minds): para idades de 6 a 8 anos.
Jogos para iniciantes (Beginner’s Games): para idades de 3 a 5 anos.
Jogos avançados (Advanced Games): para idades de 6 a 9 anos.

Estas definições influenciam grandemente no jogo, como por exemplo Dora’s Fix-It Adventure (4 a 6 anos), ela não cai das plataformas, apenas fica desequilibrada, muito diferente de jogos de ação e aventura tradicionais.

Alguns jogos tinham na capa o seguinte texto, “New and Improved Version”, ou se preferir “versão nova e melhorada” nas capas, pois estes eram jogos relançados, apenas com funções novas, como aceitar microfone ou comandos pela tela de toque dos controles mais modernos.


Em 2005 foi lançada uma versão portátil do console chamada de V.Smile Pocket. Este portátil usava os mesmos Smartridges que o V.Smile (algo bem similar ao TurboExpress), mas com algumas limitações, como o fato de não se poder jogar multiplayer e nem usar qualquer tipo de periférico (como o microfone ou a tela de toque).

Em 2007 lançaram uma segunda versão do portátil que vinha com um microfone embutido e um pouco mais fino.


Em 2008 foi lançada a terceira geração do portátil, chamado de V.Smile Cyber Pocket, o portátil foi totalmente redesenhado ganhando agora uma tela dobrável e uma tela de toque além de manter o microfone.


PC Pal, esta foi uma variante do V.Smile com um acessório integrado,  um teclado colorido conectado a um controle que no lugar do grande botão laranja no meio, agora ele tinha a tela de toque no lugar.


Em 2008 outra variante do V.Smile que foi lançada foi o V-Motion, seus controles continham acelerômetros para detecção de movimentos.


O V.Smile Baby Infant Development System: como o próprio nome já diz, é um console para o desenvolvimento de bebes, e por isso ele é muito diferente dos outros consoles V.Smile, como o fato dos jogos dele serem exclusivos e incompatíveis com outros consoles V.Smile. O console tinha suporte para guardar até quatro cartuchos e o controle wireless, que mais parece um brinquedo de bebê (bem que ele é um brinquedo de bebê de certa forma), pois ele podia até mesmo ser usado sozinho (sem o console) fazendo sons ou tocando músicas para a criança.

E como todo console que se preze o V.Smile também teve sua cota de acessórios:


O V.Smile TV Learning System Plus joystick (nome longo Oo): era um tablete com uma caneta permitindo escrever ou usar funções de toque.
O V.Smile Smartbook, era um livro de atividades eletrônico que funcionava com alguns cartuchos, lembrando muito o antigo Sega Pico.
O V.Smile Art Studio, um grande tablete com caneta para se realizar pinturas na tv, carimbos, paleta de cores e animação são apenas algumas das funções do acessório.
O V.Smile V-Link funcionava com o Cyber Pocket, PC Pal, V-Motion e algumas versões mais novas do V.Smile, além de liberar segredos em determinados sites, dependendo do avanço  no jogo, nesses sites também era possível ver o Rank global dos jogadores.


E o V.Smile Jammin Gym Class, era a versão da VTech do clássico tapete de dança, continha 10 atividades diferentes.

Bom, mesmo sendo um console de sexta geração, o fato de ter apenas jogos educativos não ajudou muito em seu sucesso, já que crianças querem jogar o que os mais velhos estão jogando, mas mesmo assim, seu visual alegre e colorido o torna um belo enfeite na estante de qualquer colecionador.

Apesar de não ter feito sucesso, nem entre os jogadores normais, e nem o publico alvo, foi um console bem interessante que vale a pena conhecer.

Curiosidades e Dicas:
  • - A ideia era criar um vídeo game educativo para crianças de 3 a 9 anos.
  • - Os cartuchos do console eram chamados de Smartridges.
  • - O V.Smile é altamente colecionável por ter diversas versões de cada console.
  • - A maioria dos controles do V.Smile tem a alavanca direcional a direita.
  • - A parte translucida em cima do console é uma tampa de onde se guarda os cartuchos.
  • - O controle com tela de toque tinha duas versões, com a alavanca a direita ou a esquerda.




  








  


Nenhum comentário:

Postar um comentário