quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Review: Tomba!




Título: Tomba!
Produtora:
Whoopee Camp
Ano de lançamento: 1997
Plataforma:
Playstation

Olá pessoal, dia de conhecer mais um jogo obscuro, desta vez iremos falar de Tomba! para Playstation.

Comecemos pela história do game, Tomba é um garoto selvagem de cabelo rosa, calças verdes e um bracelete de ouro que ganhou de seu avô, e logo na introdução mostra que ele vive nas planícies de um lugar distante de tudo tendo que caçar para sobreviver, e enquanto comia ele viu um bando de Koma Pigs saqueando uma carroça de um camponês e sem pensar duas vezes ele partiu para ajuda-lo, mas por um descuido seu ele foi nocauteado e roubaram seu bracelete, e ao acordar e perceber que havia sido roubado, ele parte atrás deles para recuperar seu item valioso.



E em sua aventura para recuperar o bracelete roubado, ele ajuda vários habitantes da ilha a resolver problemas causados pelos Evil Pigs, poderosos Koma Pigs com poderes mágicos e cada um usa um manto de uma das cores do arco-íris, sim isso quer dizer que existem sete deles e a única maneira de localizá-los e selá-los é usando as Pig Bags da cor correta (sério?), para revelar as Pig Doors (isso já está ficando ridículo), que são portas dimensionais que levam para a sala secreta em que os Evil Pigs se escondem.

A jogabilidade é o um dos pontos fortes do jogo, pois nela são misturados elementos de jogos de plataforma, como correr, pular e se pendurar assim como elementos de RPG, sim este jogo alegre tem elementos de RPG nele, como níveis, e equipamentos. Tipo, o jogo normalmente é uma aventura lateral (side scroller) mas em varias áreas é possível mudar de plano pulando para a tela ou para o fundo, sem contar que nas vilas a visão muda para uma superior e com movimentação totalmente 3D.



A tela de menu do jogo é dividida em:

Items, a tela com todos os itens encontrados na aventura, equipado, ou chaves, estão todos aqui.
Event, é a lista de quests aceitas, pendentes e sucedidas, e sério, são muitas.
Status, mostra o status de nosso herói como, as três barras de experiência, as habilidades possuídas, se ele esta sob algum efeito, como choro, o HP atual, numero de vidas e local atual.
Map, mostra o mapa da ilha (que é bem diversa por sinal).

Os itens são dos mais variados, indo de novas calças (é a única vestimenta de nosso herói) e armas (como bumerangues e ganchos) a cestas de piquenique, que são usadas para recuperar toda a vida.


A pontuação, aqui chamada de AP, é muito importante, pois existem portas e baús que abrem apenas se o AP do jogador for maior que o exigido.

Ao longo da aventura nosso herói irá encontrar vários amigos para ajudá-lo (nem todos de graça), como o Sábio de 100 anos, Charles o macaco e Baron, o cachorrinho que Tomba encontra e adota, e após crescer, suas orelhas estão tão grandes que permitem que ele voe por ai (será que se inspiraram no Dumbo?), entre outros.

Um jogo extremamente colorido e sem noção, pois onde já se viu abrir portas com gargalhadas. Tem boas músicas e belas cenas de animação em estilo anime, uma dificuldade mediana e uma história bem louca.

Este não é um jogo muito longo nem muito difícil e bem divertido, mas se a pessoa quiser fazer 100% nele, vai encontrar um desafio a altura, se você já conhecia este jogo obscuro do Playstation, comente o que achava dele, e se ainda não conhecia, jogue, não irá se arrepender.

Curiosidades e dicas:

  • - O jogo é conhecido como Tombi! na Europa e como Ore! Tomba no Japão.
  • - As frutas em forma de pêssego que parecem que soltam um pum quando Tomba pula nelas, pois no Japão pêssego representa a bunda.
  • - Na versão japonesa é possível mudar a cor do cabelo do Tomba, para isto inicie um novo jogo e na tela de loading, digite o seguinte código: segure L1, R1, Select , Start e quadrado e aperte, esquerda, baixo, direita, cima, cima, direita, baixo, esquerda.
  • - Para conseguir novas armas logo no inicio do jogo, inicie um novo jogo e na tela de loading segure R1 e aperte, Select, direita, esquerda, baixo, X, O, Start.
  • - Os habitantes da ilha comentam sobre o fato do cabelo do Tomba ser Rosa.
  • - O jogador começa com apenas quatro unidades de vida, mas pode aumentar para até dezesseis.
  • - É o único jogo que conheço em que um NPC fica falando do cabelo colorido do herói.








Um comentário:

  1. Já tinha ouvido falar desse jogo, mas não sabia do se tratava! De fato é bem doido mesmo!

    ResponderExcluir