quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Review: Street Fighter II



Título: Street Fighter II
Produtora:
CAPCOM
Ano de lançamento: 1992
Plataforma: Super Nintendo Entertainment System

Olá pessoal, hoje venho falar de um jogo que causou a revolução nos jogo de luta, o grande Street Fighter II.

Quatro anos após o lançamento do não tão bem sucedido Street Fighter, a CAPCOM resolveu tentar novamente, mas dando uma grande reformulada na jogabilidade e gráficos.


A história mais uma vez tem Ryu e Ken como os principais, Sagat retorna, mas não é mais chefe final e agora exibe uma gigantesca cicatriz no peito ganha de Ryu por causa de sua derrota no torneio anterior, e Mike virou Mike Bison. Todo o resto foi dispensado (a renovação do contrato deles devia ser muito cara), e novos lutadores foram adcionados.

Ryu: o carateca japonês que continua em sua eterna jornada para aprimorar suas habilidades, seus ataques continuam idênticos aos do jogo anterior, dizem que a faixa em sua cabeça foi um presente de Ken.


Ken Masters: este legitimo americano é o companheiro de treinamento e rival de Ryu, além de muito rico, seus ataques continuam idênticos aos do jogo anterior, porém, seu Tatsumaki Senpuu Kyaku acerta várias vezes.

E.Honda, ou Edmund Honda se preferir, este grande sumotóri japonês é um guerreiro poderoso com golpes de curto alcance, sendo seu principal ataque o Hundred Hand Slap, mais conhecido como mãozinha.


Blanka: o brasileiro do jogo, porque todo o brasileiro tem pele verde, cabelo laranja e solta choques, sendo estes seu ataque assinatura por sinal.

Guile: um militar da força aérea dos Estados Unidos, ele esta atrás do homem que matou seu parceiro (Charlie) anos atrás, sua assinatura é a sua magia o Alex Full, aham, digo, Sonic Boom.


Chun-li: a chinesinha aqui é a representante do sexo feminino do jogo, detetive da interpol, ela procura o homem que matou seu pai, seu Lightning Kick é um golpe que se deve tomar cuidado quando combinado a sua grande agilidade.


Zangief: o tornado vermelho é um grande lutador de luta livre da União Soviética é  o mestre dos agarrões, aquele que aprender a usá-lo será imbatível .



Dhalsim: o indiano, mestre em yoga, que é capaz de cuspir fogo e esticar qualquer parte de seu corpo ( ͡° ͜ʖ ͡°), seus Yoga Fire e Yoga Flame, se mostram muito eficientes em batalha.

E agora, os mestres:


Balrog: Mike parece que trocou de nome, acho se chama Balrog e mora em Las Vegas, graças a fortuna que faz trabalhando para M. Bison, seus socos são devastadores e se ele te prender no canto, um abraço.


Vega: este espanhol é mais um capanga de M. Bison, treinado na arte do ninjutsu é especialista em luta na gaiola, o que permite que ele escale as gaiolas e ataque o oponente das maneiras mais inesperadas, além de ser o único lutador a usar armas (suas garras).


Sagat: após a derrota para Ryu no torneio anterior, agora ele é o Sub-boss do jogo e não há nada que ele queira mais do que se vingar de Ryu por tê-lo humilhado no último torneio, com golpes similares aos de Ryu e Ken, seu Tiger Uppercut se mostra invencível.

M. Bison: o grande chefão do jogo e líder da organização Shadowloo, ele é usuário de poderes psíquicos que o permitem se envolver em chamas e desafiar a gravidade, e usando desses poderes ele usa e apela com o Psycho Crusher.

A jogabilidade foi totalmente retrabalhada, assim como os gráficos e a aparência de alguns personagens (quem ai lembra que antes o Ryu usava sapatilhas vermelhas), e o mais importante, diferente do primeiro jogo, agora era possível jogar multiplayer, isso mesmo, o mais importante de um bom game de luta estava ausente em seu antecessor, mas agora presente em dois modos.


No modo arcade o jogador continua com o personagem escolhido até perder, e as lutas ocorrem onde seria a luta contra a maquina.
No modo Versus os jogadores podem trocar de personagem após cada batalha, alterar a resistência do personagem (se toma mais ou menos dano) e selecionar o estágio.

E falando em estágios, algo que fez muito sucesso neste titulo foram os estágios bônus, pois jogando sozinho, após algumas batalhas o jogador iria desafiar um bônus, e caso ele fosse desafiado durante o bônus ambos os jogadores tentariam cumprir o objetivo, e quem fizesse mais pontos ganharia o bônus, existiam três estágios:


O bônus dos tijolos: no qual o jogador deveria destruir uma parede de tijolos no menor tempo possível.
O bônus do carro: mais uma vez se deve vandalizar, agora destruir um carro novinho até ele desmontar.
O bônus dos barris: o mais clássico de todos, barris vem de cima e o jogador deve destruir o maior número possível para fazer muitos pontos.

Outro detalhe bem chamativo do game são suas telas de vitórias, pois cada lutador tem sua frase de impacto própria para mostrar sua supremacia sobre o oponente derrotado enquanto mostrava o rosto todo inchado e sangrando.

O jogo era bem colorido e com belas músicas, mas sem duvida algo que chamava atenção eram as vozes, pois todos os personagens tinham vozes próprias e gritavam os nomes de seus ataques, o que gerava uma grande confusão sobre os nomes dos golpes, pois era impossível compreender direito o que os personagens falavam, pois parecia que eles tinham uma batata quente na boca.

Este grande clássico dos jogos de luta reescreveu o modo que os jogos de luta deveriam ser, criando assim uma lenda. E se você nunca jogou, (fico imaginando de que planeta você é), jogue, pois mesmo hoje, continua sendo um grande título entre os jogos de luta.


Curiosidades e dicas:

  • -Alguns cenários têm objetos destrutíveis nos cantos.
  • -Em algumas versões do jogo Ryu diz que você deve derrotar Sheng Long, e não Dragon Punch, causando grande confusão em relação a quem era Sheng Long.
  • -Se o jogador entrar no menu Options e apertar Start para sair, 27 vezes, as barras de energia, tempo e som, irão desaparecer.
  • -Para poder usar o mesmo personagem quando o logo da Capcom aparecer digite rapidamente, Baixo, R, Cima, L, Y, B.
  • -Segurar Select pouco antes da tela de versus aparecer, fara aparecer uma tela de configurações.
  • -Chute médio é a única maneira de se tirar o Psycho Crusher de M. Bison e o choque do Blanka.
  • -Guile e Chun-li são os únicos personagens a terem arremesso aéreo.
  • -Dentre os nomes que ninguém intendia saíram perolas como, Tiger Robocop, Alex Full, Cus Cuz entre muitos outros.
  • -Três dos quatro chefes do jogo tiveram seus nomes trocados quando migraram da versão japonesa para a americana, tudo por causa de Mike, que agora se chama Mike Bison, uma referencia clara a Mike Tyson, e no lugar de trocar apenas o nome do boxeador para evitar um possível processo, a Capcom resolveu fazer uma salada de frutas, M. Bison virou Balrog, Balrog virou Vega e Vega virou M. Bison, Sagat foi o único que ficou de fora da dança.
  • -Chun-li e Vega são os únicos personagens capazes de ricochetear nas paredes. 
  • -Foram lançadas diversas versões do jogo, inclusive alguns Hacks que mudavam os golpes e velocidade dos personagens.
  • -Apenas na primeira versão do jogo que não é possível jogar com os quatro mestres.






Nenhum comentário:

Postar um comentário