terça-feira, 30 de setembro de 2014

A história do Jaguar




Nome: Atari Jaguar
Ano de lançamento: 1993
Empresa:
Atari Corporation

Olá pessoal, hoje irei falar de um vídeo game pouco conhecido de uma empresa bem conhecida, o Jaguar da Atari.

Vamos começar do inicio, após muitos anos sem lançar nenhum vídeo game novo a Atari resolveu lançar um novo console, mas não qualquer coisa, queriam superar a atual geração (Mega Drive e Super Nes), e para isso lançaram o primeiro vídeo game de 64 bits da história, ou é o que eles falavam.

Pois na verdade o Jaguar tinha arquitetura de 32 bits, mas raros eram os jogos que conseguiam usar esse poder, gerando gráficos inferiores, mas ainda muito superiores aos de consoles 16 bits, por esta razão algumas pessoas diziam que ele era uma vídeo game de 24 bits (só não me perguntem de onde tiraram esse número).

A aparência do Jaguar é bem interessante, parece à mistura de um disco de vinil com um discman com uma entrada de cartuchos, piadas a parte, é um console bem bonito, pena que o mesmo não possa ser dito sobre o seu controle.


O controle do Jaguar de inicio parece bem normal, com um D-pad, três botões de ação (A, B, C), Select e Start, (falando assim até lembra o controle do Mega Drive), porém, logo abaixo existe um teclado numérico semelhante ao de um telefone (bizarro), mas o mais bizarro mesmo é que o jogador colocava overlays nele para poder jogar (sim, os overlays atacam novamente), não eram muito belos, mas encaixavam no controle perfeitamente, como se não fosse algo removível.


Mais tarde a Atari lançou o Pro Controller, que era quase idêntico ao original, mas com a diferença de que ele tinha cinco botões novos, o X, Y, Z acima dos A, B, C, e os L e R na parte superior do controle, o diferencial era que esses botões novos eram configuráveis, para agir no lugar de algum botão do teclado numérico (isso sim é prático).


E até mesmo seus cartuchos tinham um visual bem único, pois eles tinham alças curvas (sério, um cartucho com alças, quem imaginaria isso), que teoricamente servem para facilitar na remoção deles do console.

E assim como vários consoles antes dele, o jaguar também teve sua cota de acessórios, tais como:



Atari Jaguar CD: lançado em 1995, este acessório era acoplado na entrada de cartuchos do console e o permitia rodar jogos em CD, algo bem semelhante ao Sega CD.


Memory Track: um cartucho em branco que servia para guardar seus saves (como um memory card) do Jaguar CD.


Team Tap: o clássico Multi tap versão Jaguar, mas com a diferença de que haviam jogos com suporte a até oito jogadores, que poderia ser jogados plugando dois Team Taps.


Jaglink Interface: eles cabo permitia “linkar” dois aparelhos usando um fio telefônico para que fosse possível jogar multiplayer sem dividir a tela, já que cada um usava sua própria TV.

Entre outros, mas os mais curiosos (para não falar bizarros) não saíram do protótipo, e ainda bem, porque tem alguns acessórios que parecem ser impossíveis de se usar.

Foi um belo console (literalmente), mas a ausência de suporte das produtoras fez com que a sua biblioteca de jogos se tornasse extremamente limitada, e o fato da maioria de seus jogos parecerem jogos 16 bits (sendo que alguns realmente tem versões 16 bits) fez com que ele fosse ignorado pelos jogadores, pois a sombra que o Sega Saturn e o Sony PlayStation faziam sobre ele era muito grande.

Apesar de ter sido uma boa tentativa, foi mal executada, afastando definitivamente a Atari do ramo de consoles, e a forçando a se dedicar apenas em criar jogos.

Curiosidades e dicas:

- O Jaguar foi desenvolvido pela Flare Technology.
- Junto do projeto do console 64 bits “Jaguar”, existiu um projeto de um console de 32 bits, o “Panther”.
- O slogan dele era “Do the Math” (faça as contas) para mostrar que seu custo beneficio era o melhor.
- Mesmo sendo um vídeo game tecnicamente superior, as vendas dele foram fracas, e pioraram quando a Sony e a Sega lançaram seus consoles de 32 bits.
- Em 1995 o CEO da Atari declarou que o Jaguar era mais poderoso que o Sega Saturn e ligeiramente mais fraco que o PlayStation (que é uma grande mentira).
- É possível conectar o Jaguar ao computador usando o JUGS DD (Jaguar Unmodified Game Server Dev Disc)
- Em 1996 foi lançado um item chamado Cat Box, que nada mais era que um adaptador que permitia vários tipos de saída de vídeo no lugar da saída padrão.
- O Jaguar não foi o primeiro console a ter um teclado numérico no controle, mas provavelmente foi o último.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário