quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Review: Top Gear



Título: Top Gear
Plataforma:
Super Nintendo Entertainment System
Ano de lançamento: 1992
Produtora: Kemco

Olá pessoal, hoje irei falar de um dos maiores jogos de corrida da história, estou falando do saudoso Top Gear.

Este clássico do Super Nintendo como qualquer jogo de corrida, não tem história alguma, apenas seu objetivo, vencer. Aqui o jogador corre em sete países, sendo que tem quatro corridas em cada um totalizando vinte e oito corridas. E após as quatro corridas, se o jogador estiver entre os três primeiros ele irá ganhar um password e poderá avançar para a próxima etapa do campeonato.



E antes de começar as corridas era possível escolher entre quatro carros diferentes.

Cannibal (vermelho), o mais rápido de todos, mas com auto consumo de combustível e baixa estabilidade.
Sidewinder (branco), o mais lento de todos, mas tem a melhor estabilidade na pista e o menor consumo de combustível.
Razor (roxo), tem velocidade média, baixa estabilidade e consumo de combustível mediano.
Weasel (verde azulado), tem velocidade média, estabilidade mediana e consumo de combustível mediano (isso sim que é um carro bem médio).

E além dos carros, era possível escolher o nome dos jogadores (no caso de dois players), selecionar a dificuldade (Amateur, Champion e Pro), mudar o velocímetro entre milhas (Mph) e quilômetros (Kph)


A jogabilidade é bem interessante, pois mesmo no modo de um jogador, a tela sempre estará dividida, sendo o jogador na tela de cima e seu rival (a máquina) na tela de baixo, algo meio estranho, mas que não atrapalhava a diversão.

O jogador pode optar entre cambio manual ou automático, sendo que se ele for bom na troca de marchas, o manual lhe dará uma melhor aceleração, mas caso não seja, use o automático mesmo e seja feliz.


E para ajudar nas corridas o jogador conta com três nitros (uma espécie de turbo) para ajudar na corrida, e por último, mas não menos importante, o combustível, sim, combustível em um jogo de Super Nintendo, esta barra é mais importante que a posição em que o jogador se encontra, pois se ela acabar antes da hora a chance de pelo menos terminar a corrida é quase nula, mas se não lembrar onde os Pit Stops se encontram a coisa pode complicar, pois alguns deles são difíceis de entrar, e se prepare para perder muitas posições, pois uma parada leva tempo, e a corrida não para.

Mas se existe uma coisa que quem jogou Top Gear se lembra, são suas músicas, pois são realmente bem feitas e de alta qualidade, a da abertura em especial é lembrada até hoje, sua jogabilidade e sensação de velocidade o tornaram um jogo único e o fato da tela ser dividida o tempo todo, impede que aquele seu amigo chato diga que não viu o carro por que a tela cortou ele.

Se você já jogou este clássico dos games de corrida, deve se lembrar das horas e dias de diversão que o game lhe proporcionou e provavelmente gritava junto com o motorista para entrar no espirito do jogo, mas se nunca jogou, não espere mais e jogue, não irá se arrepender.

Curiosidades e dicas:


  • - Se na volta final o jogador bater no poste da linha de chegada, ele irá chegar em duas posições diferentes e ganhar pontos das duas.
  • - Quem fez este jogo não é muito bom em geografia, pois dizem que Machu Picchu (Peru) e Chichen Itza (México) ficam no Brasil.
  • - As nitros são tão poderosas que mesmo que o carro esteja sem combustível ele irá correr a velocidade máxima.
  • - O nome japonês do jogo é Top Racer.
  • - Apertar para cima durante o Pit faz o carro abastecer mais rápido.






Um comentário:

  1. Esse foi o cartucho que veio junto com meu Super Nintendo. Pro meu azar, estava contando com o Super Mario World, mas com o tempo acabei gostando o Top Gear.

    ResponderExcluir