Título: Killer Instinct
Plataforma: Super Nintendo Entertainment System
Ano de Lançamento: 1995
Produtora: Rare
Plataforma: Super Nintendo Entertainment System
Ano de Lançamento: 1995
Produtora: Rare
Olá
pessoal, hoje irei falar de um jogo com um dos melhores, se não o melhor,
sistema de combos já feito, estou falando do lendário Killer Instinct.
Este
grande jogo de luta criado pela Rare, usa e abusa de todo o poder gráfico que o
Super Nintendo tinha ao seu dispor, resultando em um dos jogos de luta mais
belos para o console.
O
torneio Killer Instinct ocorre por causa da grande corporação Ultratech, que o
usa para seus experimentos, e cada lutador tem uma razão para estar no torneio,
ou tentar fugir dele.
Jago, o ninja do jogo, um guerreiro do Tibete,
guiado pelo espirito do tigre, ele entrou no torneio para destruir o mal
existente lá.
Orchid, a garota do game, uma espiã que entrou no
torneio para descobrir a verdade por trás dos desaparecimentos que ocorrem
nesse torneio.
T.J. Combo,
um boxeador banido do mundo das lutar profissionais por causa de seus braços cibernéticos,
ele luta por fama e fortuna.
Cinder, presidiário que aceitou participar de um experimento
em troca da liberdade, experimento esse que o transformou em um homem de fogo,
e agora a Ultratech o força a participar do torneio prometendo libertá-lo caso
vença Glacius no torneio.
Chief Thunder,
procurando seu irmão que desapareceu no ultimo torneio e irá lutar até
descobrir a verdade.
Glacius, um alien que caiu
na Terra e foi capturado pela Ultratech, e forçado a lutar no torneio para
provarem que os aliens são inferiores.
Sabrewulf, um licantropo (lobisomem) que está
participando do torneio sob a promessa de que a Ultratech irá curá-lo caso
vença.
Riptor, fruto de um experimento genético da
Ultratech usando DNA de dinossauros e humanos, criando o predador supremo.
Spinal, nada se sabe de seu passado, apenas que ele
é um guerreiro antigo revivido com a tecnologia da Ultratech sem memoria alguma
a não ser de como lutar.
Fulgore, robô de combate criado pela
Ultratech, caso ele vença o torneio eles pensam em produzi-lo em massa.
Eyedol, um gigante ciclope de duas cabeças, este demônio,
esteve aprisionado no limbo por 2000 anos, até que a Ultratech o capturou,
agora ele é a mais poderosa arma da organização.
Indo na
onda de Mortal Kombat, Killer Instinct também adotou o sistema de finalizações,
sendo elas bem variadas, como:
Humiliation, um movimento que fazia o oponente
dançar.
No Mercy (Fatality para os íntimos) o qual
se matava o oponente de uma vez por todas, alguns sendo bem cômicos como o
Heart Attack da Orchid.
Ultra Combo,
a finalização assinatura do jogo, era um combo gigante que terminava jogando o
oponente para o alto.
Mas nem
só de finalizações vive um jogo, além dos poderes especiais, o game contava com
um fantástico sistema de combos chamado de auto-combo,
ele permitia a realização de combos gigantes que poderiam passar dos 100 hits.
Mas se
os combos eram tão fáceis de se fazer, aquele que mandar primeiro vence, você deve
estar imaginando, errado, foi pensando nisso que criaram o Combo Breaker, um
movimento que quando executado no momento correto quebrava o combo e ainda
contra atacava o oponente (sem contar o grito do narrador, C-c-c-c-combo Breaker).
E além de
tudo isso, ainda tinham golpes especiais que só podiam ser usados quando havia
um brilho na barra de vida do
lutador, este movimento era chamado de Shadow
Attack, chamados assim pois quando
executados deixavam um rastro de sombras, os shadow attacks poderia ser
qualquer coisa, desde um ataque comum mais rápido e mais forte ou um golpe
totalmente novo (como os morcegos de Sabrewulf).
Este grande
jogo de luta foi uma sensação em sua época, apesar de não ter recebido mais
nenhuma conversão para os consoles tão boa quanto o primeiro. A jogabilidade é
algo especial, pois os comandos leves e precisos mostravam que a Rare não estava
de brincadeira, mas não poderia deixar de citar as musicas e efeitos sonoros do
game, que eram um show a parte, as musicas eram tão boas que o jogo até vinha
com um CD com a trilha sonora junto.
Para quem
já jogou deve se lembrar do quão épico era treinar combos cara vez maiores para
aniquilar os amigos, e para quem não jogou, jogue, pois até hoje não vi um
sistema de combos melhor que este, não irá se arrepender.
Curiosidades
e dicas:
- - O cartucho do jogo era preto.
- - Na capa do CD com a trilha sonora tinha o Spinal.
- - Era possível escolher os cenários (incluindo um secreto) com os seguintes códigos na tela de Versus (segure os comandos até começar a luta).
Bloody Arens Baixo + Y
Canyon Bridge Baixo +
L
Castle Roof Cima + R
City Roof Cima + B
City Street Baixo + R
Desert Roof Cima + A
Factory Baixo + A
Fireplace Baixo + B
Ice Sculpture Cima
+ X
Ice Temple Cima +
L
Lava Pit Baixo + X
Skull Room Cima + Y
Sky Rooftop Baixo +
B (deve ser feito em ambos os controles)
- - Quando a tela escurece para finalizar o oponente, é possível reviver uma vez, apernando os botões rapidamente, mas não tem energia o bastante nem para defender.
- - Combo Breakers mais fáceis, na tela de Versus segure Baixo + Start e irá escutar o narrador falando Combo Break.
- - Jogue como Eyedol, escolha Cinder e na tela de Versus digite: L, R, X, B, Y,A.
- - Era possível usar os No Mercy antes de matar os oponentes, caso fosse aplicados durante combos e a barra do oponente estivesse no vermelho.
- - Para mudar a cor do personagem bastava colocar para cima ou para baixo.
Excelente jogo de luta! Suava tentando descobrir todos os combos possíveis! Ótimo review, muito informativo, parabéns!
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