quarta-feira, 2 de julho de 2014

Top 10 jogos de Atari 2600


Olá pessoal, hoje irei fazer uma matéria um pouco diferente, farei um top dez dos jogos de Atari2600.

Lembrando sempre que esta é a lista dos jogos que fizeram parte da minha infância e por isto alguns clássicos podem não estar presentes. E sem mais delongas, e lá vamos nós.

10º Grand Prix


Em décima colocação temos um grande titulo de corrida, apesar de simples, ele era diferente dos outros em que o jogador via o carro por trás ou por cima em uma pista vertical, mas aqui a pista era horizontal.

O objetivo era simples, bata seu recorde chegando ao final no menor tempo possível, mas fazer isto não era tarefa fácil, pois haviam obstáculos que tinham como único objetivo lhe atrasar, os carros eram os únicos reais problemas, pois quando se batia neles se perdia muita velocidade e tempo e as possas de óleo na o faziam escorregar sem controle, mas nada demais desde que não batesse em nenhum carro (carro de titânio bate na parede com tudo e nada acontece).

O jogo tinha gráficos bem bonitos e coloridos para um game de Atari 2600, os sons também eram bons e tinha um bom controle, sendo que o botão acelerava e colocar para a esquerda freiava.

9º Keystone Kapers


Este é um dos primeiros jogos de aventura que joguei na vida, o jogador usa um policial que deve capturar um bandido que esta fugindo dentro de um shopping.

A jogabilidade é legal, o jogador pode pular e se abaixar para desviar dos obstáculos que são bem estranhos até, como carrinho de compras desgovernado (hein?) aviões de controle remoto, bolas e rádios ligados (deve estar tocando funk) e coletar as malas e sacos de dinheiro espalhados, enquanto usa os elevadores e escadas rolantes pra encurralar e capturar o ladrão.

Os gráficos eram bem coloridos e o desafio bem grande, mas o som não era dos melhores, bom fazer oque, nada é perfeito.

8º Centipede


Se existe um gênero para definir a década de 80, este gênero sem duvida são os shooters, e este é um shooter bem inusitado.

O jogador usando sua nave (que no Atari é um retângulo) deve atirar na centopeia que vem do topo da tela, a questão é que sempre que acertar uma parte dela esta parte irá virar um cogumelo (tracinho) que além de atrapalhar seus tiros altera a rota da centopeia, e como se isto não fosse o bastante, o jogador deve tomar cuidado com a aranha que fica saltitando tentando acertar sua nave.

O jogo não é muito bonito (alias, é a pior versão de todas graficamente falando), mas para quem conhecia só ela, isto não fazia diferença, mas os sons... eles eram um pesadelo, só existiam três, o som do tiro, o do acerto do tiro e o som da aranha, que era pior que ouvir um despertador disparado sem ter como desligar.

7º Kangaroo


Este é um jogo bem interessante, nele você usa uma mamãe Canguru que deve passar pelos desafios para resgatar seu filhote, mas não pense que será fácil, pois para subir até onde o filhote esta, a mamãe devera passar por macacos (que parecem E.T.s) que irão atirar pedras em você para lhe impedir.

Mas o objetivo não é simplesmente resgatar seu filhote, mas sim, fazer isto fazendo a maior pontuação possível, e para isto o jogador devia coletar as frutas que tinha no cenário e depois tocar o sino para que elas reaparecessem e fazer ainda mais pontos,

A jogabilidade não era das melhores, mas era interessante, a mamãe canguru podia pular, se abaixar e socar para matar os macacos, que por sinal vinham do além, pois vinham das colunas ao lado da área (que parecia aquela luz de abdução que se vê em filmes) que o jogador podia se mover, e mesmo que o jogador não pudesse ataca-los enquanto estivessem lá, eles poderiam atirar de lá ou sair e vim matar o jogador pessoalmente.

Apesar de seus gráficos extremamente pobres as músicas tinham um toque todo especial, que lhe fazia cantarolar a musica sem nem perceber.

6º Pitfall


O popular Hominho do jacaré, este fez história, nele o jogador controla Pitfall Harry (sim ele tem nome) e deve se aventurar por uma floresta coletando tesouros até acabar o tempo ou as vidas, o que vier primeiro.

Como já dito antes o objetivo do jogo é coletar tesouros, como barras de ouro, sacos de dinheiro e tudo que pareça precioso, mas para chegar aos tesouros Harry deve passar por inúmeros desafios, como buracos que aparecem e desaparecem (ok isso é estranho) cobras, jacarés, escorpiões e outros.

Os gráficos interessantes e sons razoáveis davam uma boa sensação ao jogar o game, e o fato de ter tempo limite forçava os jogadores a tentarem se manter vivos o maior tempo possível.

5º Fishing Derby


Jogos de pesca sempre foram populares, agora imagine uma competição em que você deve pescar sem que o tubarão coma sua pesca, então esse é Fishing Derby.

Sendo um dos vários jogos exclusivamente multiplayer, cada jogador era um dos pescadores, e deve pescar até fazer 99 pontos, e a pontuação depende da profundidade que estava o peixe, os mais rasos valem menos que os que estão mais fundo, e o pescador que conseguir os 99 pontos primeiro vence. Mas sem dúvida o maior desafio do jogo é conseguir puxar seu peixe sem que o tubarão o devore.

Não é um jogo muito colorido, mas é bem desenhado e animado, e a emoção de pescar contra um amigo, é única, deixando a diversão o fator principal do jogo.

4º Boxing


Sem duvida um dos primeiros jogos de luta já criados, nele o objetivo é vencer o oponente por K.O. e para fazê-lo deve-se acumular 99 pontos.

O jogo podia ser jogado sozinho ou contra outra pessoa, nele você usava um boxeador visto por cima e deveria acertar o nariz para fazer pontos, e tinha um tempo limite de dois minutos, mas não ache que pelo jogo ser simples ele não tinha seus truques, pois caso os jogadores fiquem de frente um para o outro, eles irão se travar e ninguém poderá atacar e além deste, também é possível realizar combos, sim, você leu certo, diferente do que a maioria pensa o glitch que permite emendar golpes não surgiu em Street Fighter II, e graças a esses combos é possível conseguir facilmente 20 pontos.

O jogo só usa cinco cores, mas você nem presta atenção nelas, os sons... tem apenas o som dos acertos e do gongo, então quando for jogar, coloque a música do Rock para entrar no clima do jogo.

3º Enduro


Este não poderia faltar, um dos maiores jogos de corrida deste lendário console nele seu objetivo é passar o número de carros determinado no contador que se encontra na parte de baixo da tela, antes do dia amanhecer.

Este é um jogo que sem duvida nenhuma foi muito inovador, pois ele tinha passagem de tempo. A corrida iniciava de manha, passava pela tarde até anoitecer e amanhecer novamente, passando por tempo normal, nevoa e neve, e esta constante mudança tornava o jogo bem difícil, já que a noite não é possível ver os carros oponentes e na neve não é possível ver o seu próprio corro. A corrida começa contra duzentos (200) carros e sempre que o jogador bater ele será jogado para traz perdendo facilmente dez ou mais posições, e toda vez que uma etapa da corrida é concluída o contador soma mais cem (100) carros além do que o jogador teve que ultrapassar na etapa anterior, e continua assim até o jogador fracassar.

A jogabilidade é passável, mas quando velocidade do carro aumenta é preciso ter reflexos de ninja para desviar dos carros no caminho, os gráficos são bonitos, da até pra saber que é um carro de Formula 1, os sons são meio estranhos, pois o som de quando o carro bate, parece até que ele explodiu de tão alto.

2º Adventure


Antes de The Legend of Zelda, antes dos objetos terem formas, um único pixel saia em busca de aventuras e esta jornada em meio de uma terra de dragões se chamava, Adventure.

Bom, o objetivo do jogo é bem simples, fuja dos dragões, pegue as chaves dos castelos, roube o cálice (nós chamávamos de troféu) e traga de volta para seu castelo, na teoria é bem simples, mas o jogo tem seu desafio, pois os dragões irão te perseguir como se não houvesse amanhã a partir do momento que pegar o troféu, e como se isto não fosse o bastante, mesmo que o jogador mate os dragões com sua poderosa seta matadora de dragões, eles logo voltam à vida e caso eles te peguem, irão te devorar. E também existem morcegos que roubam o que o jogador estiver segurando e às vezes é até preciso roubar os itens dos morcegos para conseguir avançar no jogo.

Os gráficos, bom não existem, ou quase, seu herói é um quadrado, sua arma é uma seta, o dragão parece um pato com um furo na barriga, mas o som que ele faz, é assustador, ou pelo menos era na época, causando muitos sustos em todos que jogavam. E o mais importante de tudo, Adventure é o primeiro jogo identificado a ter um easter egg, pois como na época era proibido colocar créditos nos jogos, o criador colocou seu nome em uma sala secreta.

1º H.E.R.O


E em primeiríssima colocação temos H.E.R.O. que é a sigla para “Helicopter Emergency Rescue Operation”, onde controlamos um cara com uma mochila-cóptero (esta palavra existe?) e deve resgatar os mineradores presos no fundo da mina.

Os controles são bem simples mas um tanto estranhos no inicio, o botão faz o jogador atirar laser pelos olhos (ok exageraram), pra baixo ele planta uma dinamite, que é necessária para destruir as paredes, e para cima ele liga a hélice permitindo que ele voe. Existem diversos tipos de inimigos como morcegos e aranhas, e dois tipos de paredes, as normais e as de energia, que te matam se encostar nelas. Em alguns lugares existem lâmpadas que caso o jogador encoste nelas elas apagam escurecendo totalmente a tela, tornando fácil do jogador morrer.

Os gráficos são medianos, o jogo é bem colorido, os sons são bons, fazendo o jogador ter uma boa experiência e como todo jogo de Atari, o objetivo é fazer o maior numero possível de pontos antes de perder todas as vidas, e aqui isto era feito terminando a fase rapidamente (já que tinha uma barra de tempo) e usando o mínimo de bombas possíveis.

Menção honrosa: Pacman


Este é um game que não poderia faltar, mesmo não sendo um dos meus favoritos, estou falando do lendário Come-Come, que apesar de ser uma das piores versões deste clássico dos fliperamas, ainda é um grande título.

Bom o objetivo do jogo é comer todos os biscoitos (ou seja lá o que for aquilo) do labirinto enquanto tenta sobreviver à perseguição dos quatro fantasmas, e caso eles te peguem, lá se vai uma vida, mas não se desespere, pois para se proteger existem as Power Pellets (os quadrados piscantes) que permitem a Pacman devorar os fantasmas e forçando seus olhos a voltar para a fabrica no meio do labirinto, fazendo o jogador ganhar algum tempo. E para ganhar alguns pontos extras o jogador pode pegar frutas (quadradas) que aparecem em algum lugar do labirinto.

Apesar da grande limitação do Atari 2600 e do porte pobre, o simples fato de ser um Pacman da a ele o direito de aparecer nesta lista.


E bom, esta foi minha lista, Top 10 jogos de Atari, espero que tenham gostado, deixem aqui em baixo seus comentários para dizendo o que acharam.


2 comentários:

  1. Que nostalgia tudo isso!
    Ainda tenho alguns desses cartuchos nas profundidades do meu armário!
    Um que eu gostava muito era o 'jogo do spider man', que você tinha que chegar ao topo do prédio e lá encima tinha uns caras andando de skate (?). Bons tempos

    ResponderExcluir