quarta-feira, 21 de maio de 2014

Review: Joe & Mac



Título: Joe & Mac
Plataforma: Super Nintendo Entertainment system
Ano de lançamento: 1991

Produtora: Data East

Olá pessoal, hoje irei falar de um jogo da pedra, Joe & Mac.

Este clássico do dos Arcades teve seu porte para o Super Nintendo e varias outras plataformas, assim como muitos jogos da época.



A história do game não é lá grande coisa (como se um jogo de aventura precisasse de uma), em uma vila viviam Joe & Mac, e um dia um grupo de Neandertais com mau hálito (sério?) invadiu a vila e assustaram as garotas com seu bafo terrível (puts), e agora nossos heróis devem resgatar todas as garotas perdidas.

Bom e quanto à jogabilidade, aqui é o ponto forte do jogo (e da maioria dos games de aventura da época), o jogo só usa dois botões, o de pulo e o de tiro. Sendo que os ataques dos heróis são bem variados, pois eles podem jogar ossos, bumerangues, fogo e rodas de pedra, sendo que cara poder tem um alcance e força diferente e ainda contando com a possibilidade de trocar de poder para usar o mais eficiente para o momento.


Os estágios são separados por um mapa de seleção que lembra muito o mapa de Super Mario Bros. 3, permitindo que o jogador escolha as fases que deseja ir, podendo até mesmo voltar a jogar as fases já passadas, sendo que alguns estágios estavam trancados, necessitando de chaves para abri-las, e quando o jogador morria seu anjinho (de harpa e tudo) saia voando, e se tinha a chance de passar aquele buraco difícil, antes do personagem reviver e caso o jogador perdesse todas as vidas e usasse um continue, ele voltaria da ultima estátua (nos pontos cinzas) que apareceu no mapa do mundo.

No meio do mapa, existem algumas áreas especiais, que tem como objetivo pegar o maior número de pedaços de carne, e recarregar sua energia. Dentro das fases também tem bônus, ao chocar ovos de pterodátilos cor de rosa (porque sempre rosa?), eles te levavam para o bônus, mas a função desses é diferente dos anteriores, pois é neles em que as chaves que o jogador usa no mapa ficam escondidas.



Agora vem a parte mais divertida do game, a possibilidade de se jogar de dois jogadores, mas não pense que é um modo normal de jogo, pois existem duas opções, a 2P Game que é igual o jogo normal, mas com dois jogadores ao mesmo tempo, e o 2P Super Game, no qual os dois jogadores podiam se tocar permitindo um subir na cabeça do outro para alcançar lugares mais altos, e o mais divertido, se matarem por acidente, pois quando digo, se tocar, quero dizer TUDO, até os tacapes, o que tornava a aventura ainda mais divertida (só tinha que tomar cuidado para não bater em seu parceiro de verdade).

Os inimigos são bem variados tendo vários tipos de dinossauros, como pterodátilos, velociraptors e tiranossauros, e Neandertais de vários tipos, como os comuns com tacape, os que carregam objetos e os mais legais os que usam motos de voadoras (isto sim que chamo de tecnologia da pedra), entre outros.


Os mestres são um caso a parte, pois nem todos são gigantes, mas como se movem muito, é fácil morrer para eles, pois seu ataque e sua vida são muito altos, tornando as lutas bem difíceis até se descobrir o truque, e é incrível como a maioria deles cospem pedras, o que eles andaram comendo?
 Mas o mais interessante é que ao derrotar o mestre, uma garota aparece do nada e da um beijo em quem deu o golpe final, o jogo não mente.

O jogo tem gráficos bem coloridos e alegres, os sons não são nada de especial, mas quebram o galho, enfim, é um jogo bem divertido, especialmente de dois, e muito difícil. Mas que vale a pena jogar novamente para se lembrar dos velhos tempos, o que esta esperando? Pegue seu tacape e vá caçar dinossauros.


Curiosidades e dicas:

  • Ao segurar para cima e pular, o personagem irá pular (girando) mais alto.
  • Tem um movimento (rolamento) que ao mesmo tempo em que esquiva de ataques, causa dano.
  • Para acessar o Sound Test, na tela de titulo, coloque o cursor sobre o Option e no controle 2 segure Direita e L, ai no controle 1 segure esquerda e R, e então aperte Start.
  • Para sair de um estágio já concluído, apenas pressione Start e Select.
  • Na Europa o jogo é conhecido como Caveman Ninja.
















2 comentários:

  1. Joe e Mac eu joguei apenas uma vez, mas joguei muito o Congo's Caper, que segue um sistema muito [até demais] parecido!

    ResponderExcluir
  2. pronto amigo, banner lá no snestalgia, ótima análise =)

    ResponderExcluir