quarta-feira, 12 de março de 2014

Review: Kirby Super Star


Título: Kirby Super Star
Plataforma:
Super Nintendo
Ano de lançamento: 1996
Produtora: HAL Laboratory

Olá pessoal, hoje irei falar de um jogo que muitos que não conhecem, não dão nada por ele por ser muito “fofo”, Kirby.

A caixa do jogo diz que ele é um 8 em 1, mas não é bem verdade, porque ele é uma coletânea de jogos e mini games.

Muito bem vamos por partes, para quem não conhece nosso amiguinho rosa, ele é uma criatura que mora em Dream Land e tem o poder de copiar os poderes de quem ele comer (olha, não vá pensar besteira), e de brinde, com esses poderes ele pode criar um assistente (aqui chamado de helper) para te ajudar na aventura, algo que realmente ajuda muito em varias áreas do jogo.


Mas agora que entra um dos detalhes mais divertidos do jogo, multiplayer escondido, assim como em Sonic 2, se você estiver com um helper e mexer no segundo controle, o helper passa a ser controlado pelo segundo jogador.
Sem copiar nenhum poder, as únicas coisas que Kirby pode fazer são, sugar, voar (sim, ele infla como um balão) e escorregar.

Bom, agora quanto aos jogos, o game tem cinco jogos principais, e eles são:

Spring Breeze



Como é o mais simples dos cinco, é um jogo curtinho, com apenas quatro fases, apesar de ser um jogo completo, por ser bem simples, ele inteiro praticamente é um tutorial, lhe ensinando o básico do jogo.

Dyna Blade



Neste o sistema muda um pouco, pois no lugar de fases diretas como no Spring Breeze, a tela de seleção de fases lembra bastante a o mapa de Super Mario World, com direito até a estágios bônus onde você pode pegar os poderes nos pedestais, no total são 5 normais e 2 bonus, e as vezes você pode ter a chance de enfrentar um fighter no caminho entre as fases.

Ao terminar este jogo é liberado o Revenge of Metakinght.

The Great Offencive



Este é o mais longo de todos os jogos, e mais uma vez o sistema muda, desta vez todos os níveis estão interligados e você deve ir até eles a pé (e dá-lhe caminhada), e tudo isso por causa do objetivo desse jogo, que é coletar tesouros. Cada tesouro coletado vai para sua lista e o valor dele adicionado a seu total, e tem vários itens realmente curiosos, como a Turtle shell (um casco de tartaruga verde) e até mesmo a Triforce (vai dizer que não conhece?).
E coletar estes tesouros é uma tarefa bem difícil, pois eles estão realmente bem escondidos, e ao terminar o game, é mostrada uma lista de todos os tesouros pegos, o total e o valor total deles.

Revenge of Meta Knight



Este é o único com tempo, apesar de ser praticamente impossível de zerar, aqui seu objetivo é invadir Halbered e destruí-la para que Meta Knight e sua tripulação cessem seus ataques a Dream Land.
Mas é mais fácil falar do que fazer, já que eles irão arremessa-lo para longe da nave varias vezes, até que sua infiltração tenha sucesso (que só é possível por causa de uma ajuda inesperada).

Ao terminar os quatro primeiros, finalmente você libera Milkyway Wishes.

Milkyway Wishes



É o mais dificil de todos os jogos, o seu objetivo aqui é coletar o poder de todas as estrelas do sistema solar para pedir a ajuda do cometa gigante NOVA (que se parece com um relógio Oo) e pedir sua ajuda para parar a briga ente o Sol e a Lua (mas hein?!).
E mais uma vez, um sistema novo, aqui nosso herói cor de rosa não tem o poder de copiar poderes, ao invés disso, ele usa troféus chamados, Deluxe Copy (ao menos seu uso é ilimitado, tanto para você quanto para seu helper), que estão escondidos nos estágios, que por sua vez, o mudaram de novo, agora você viaja por vários planetas usando sua Warp Star, de maneira livre, e na ordem que quiser, coletando os poderes necessários para pedir a ajuda para NOVA.

E ao terminar é liberado o The Arena.

The Arena



Aqui é onde você ira enfrentar todos os mestres do jogo (todos mesmo), com uma quantia limitada de itens de cura. Ao terminar ira mostrar o tempo que levou, e abre a ultima opção secreta, o Sound Test.
Além dos cinco principais, também tem três mini games:

A Gourmet Race



É uma sequencia de três corridas, em que você corre contra King Dedede, pegando o máximo de comida possível, e vence aquele que venceu a melhor de três, e ainda, pegou mais comida.

O Samurai Kirby



É uma simples disputa para ver quem aperta o botão primeiro, mas tem um porém, você não pode apertar antes do sinal, senão conta como falta, e duas faltas e você perde, e diferente dos outros mini-games, este só tem um round e são vários oponentes.

E o Megaton Punch



É uma disputa de força, você deve encher uma barra, alinhar uma mira e um pendante para conseguir rachar o planeta ao meio, e novamente é uma disputa em três rounds e quem ganhar duas das três vence.

É um jogo com gráficos bonitos e bem coloridos, bons efeitos sonoros, história mais simples impossível.
No mais, um jogo divertido para se passar o tempo, sozinho ou com um amigo, mas não ache que por ser um jogo “alegrinho” que ele é fácil, pois até se aprender os truques você irá morrer muitas vezes.

Então se você não tem preconceito em jogar com uma bolinha rosa e gosta de jogos de aventura, o que esta esperando?

Curiosidades e dicas:

  • - Em Dyna blade tem um bônus ao passar de fase, em que você é atirado de um canhão e se conseguir 1º lugar ganha três vidas, e se o helper estiver sendo controlado pelo controle 2, ele também participa.
  • - Em Milkyway wishes só é possível copiar os poderes de uso limitado como Crash e Mike
  • - Em Milkyway wishes existe um estagio secreto sem nome, em uma estrela verde, onde você pega o Copy.
  • - O helper pode copiar os poderes de outros inimigos, ao botonar “A” repetidamente, ele ira começar a explodir, e se encostar em algo que de poder antes de terminar, ele ira copiar o poder e se curar.
  • - O helper T.A.C. pode copiar qualquer inimigo, mas também pode jogar fora o poder e voltar a sua forma original e sempre que copiar um poder ele se cura totalmente.
  • - T.A.C. é o helper mais forte, e quando esta defendendo ele fica invisível e imune a ataques.
  • - Kirby pode montar no helper “Wheelie” e virar “Wheelie Rider”, nesta forma o Segundo jogador perde o controle sobre o helper e pode apenas atirar estrelas.
  • - O total de itens do The Great Cave Offencive é 60, com um valor total de 9999990G.
  • - Ele foi relançado em uma coletânea de jogos do Kirby para WII, e como um remake chamado Kirby Super Star Ultra para Nintendo DS.
  • - Kirby pode transformar o helper de novo em item e come-lo para recuperar o poder.
  • - Você pode curar seu helper trocando o poder dele, jogando seu poder atual nele.
  • - Ao criar um helper, você perderá seu poder atual e ficará sem nada, ou como o jogo define, normal.
  • - Cada poder cria um helper com um nome próprio.
  • - A defesa do mirror reflete magias.
  • - A bomba pode causar dano em qualquer um, ate no  usuário.






3 comentários:

  1. Muito legal, não sabia que Kirby tinha tantos jogos em um só!
    Quando era pequeno peguei um cartucho de um jogo dele que era muito chato! Você estava numa espécie de tabuleiro e tinha que fazer Kirby cair em um buraco, algo parecido com golf, passei três fases e devolvi! HAHAHAHAH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você jogou o Kirby's Dream Course, o game de golfe do Kirby.
      E sim, ele é chato pra caramba XD.

      Excluir
  2. bacana ver esse post pois sexta feira também vou postar uma análise dele no meu blog hehe, esse jogo é demais =)

    ResponderExcluir