sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

História dos Games: Master System




Nome: SG-1000
Ano de lançamento: 1983
Empresa:
Sega

Olá pessoal, hoje é dia de história, e iremos conhecer um pouco do Sega SG-1000 Mark III, ou como a maioria conhece, Master System.

Este foi o primeiro console da empresa, e teve diversas versões, cada uma com suas características próprias, e com isso temos a seguinte lista:


SG-1000, o inicio de tudo, lançado em 1983, tinha suporte a teclado especial para ele.



SC-3000, lançado em 1983, usando o SG-1000 como base, a Sega lançou oque chamou de 
computador para iniciantes, tinha um teclado integrado ao console, ele era compatível com os jogos do SG-1000 e também com alguns programas de computador em BASIC, além de ter seus próprios jogos.
Mais tarde ele ganhou um aparelho de expansão chamado SF-7000, que aumentava sua capacidade e tinha um leitor de disquetes de 3” e uma porta serial.

SG-1000 II, lançado em 1984, foi totalmente redesenhando, mas mantendo a sua funcionalidade idêntica a do primeiro modelo, ele ganhou um botão Start (que ficava no console) e um leitor de cartões chamado de Card Catcher, que permitia o uso dos Sega Card software, jogos lançados apenas no Japão em forma de cartões.


SG-1000 Mark III, lançado em 1985 para competir com o NES, ele foi redesenhado e chamado de Master System fora do Japão.


O Master System não teve muitos acessórios, mas tem 2 que valem a pena serem citados.

A Light Phaser, que era a sua pistola, mais pesada e mais precisa que a Zapper do NES, mas o interessante é que esta arma é baseada na pistola do herói de Zillion.

E o Sega Scope 3-D Glasses, que era um par de óculos opaco que se conectava na entrada de cartões do console, mas este acessório teve apenas 8 jogos compatíveis com ele.


E mesmo após virar Master System às transformações não pararam ele teve mais uma, que foi o Master System 2, mais barato e com menos funções, como a retirada do Card Catcher, e agora vinha com jogos na memória como, Sonic the Hedgehog e Alex Kidd in the Miracle World.

Apesar de o Master System ser claramente mais potente que o console da Nintendo, o fato de por muito tempo a Sega não ter jogos de terceiros, fez a biblioteca do console ser um tanto limitada.


Mas ainda assim é um bom console com grandes clássicos que valem a pena serem jogados.

Se você ainda tem este “mutante”, se orgulhe, e brinque com ele às vezes.

Curiosidades e Dicas:

  • - Os óculos 3D funcionavam mostrando as imagens de forma alternada causando assim    o efeito 3D.
  • - O Master System era pra ter um floppy disc drive, mas nunca foi lançado.
  • - O Street Fighter II só foi lançado para Master System no Brasil, e com ele um controle     de 6 botões similar ao de Mega Drive.
  • - A Tec Toy Lançou vários jogos em português, e até criou alguns como TV Colosso e       Sítio do Pica-Pau Amarelo.
  • - O controle brasileiro de 6 botões é o único com o botão Start.
  • - O primeiro Master System tem um jogo escondido chamado Snail Maze na memória,      para acessa-lo, ligue o console sem cartucho e segure cima e os botões 1 e 2                      simultaneamente.
  • - O Master System III brasileiro, nada mais é que um Master System II com outro padrão de cores e mais jogos na memória.
  • - A retro compatibilidade do SC-3000 e suas outras vantagens o fizeram superar o
      SG-1000 em vendas.
  • - O Master System também ganhou uma versão "Super Compact", que era o console e      controle em um só aparelho.













2 comentários:

  1. Muito legal Satiro! Os jogos e acessórios do Master System são compativeis com o SC 3000?

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Zé, e pelo que pude encontrar, não, o SC-3000 é compatível apenas com SG-1000 mark I e II, nada feito com o mark III

    ResponderExcluir