sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

História dos Games: NES




Nome: Nintendo Entertainment System
Ano de lançamento: 1983
Empresa: Nintendo

Olá pessoal, hoje é dia de um pouco de historia, então vamos saber um pouco mais sobre o nosso querido Nintendinho.

Este é o primeiro console da Nintendo, e já começou confuso, pois no Japão ele se chama Famicom e no resto do mundo se chama Nintendo Entertainment System, ou se preferir, NES.

Algo bem interessante sobre o console, que são seus acessórios. A Nintendo sempre procurando meios de inovar a experiência de jogo, algo que futuramente se tornou tradição da empresa, lançou vários itens bem únicos, dos mais comuns aos mais bizarros:


Como a Power Glove, uma luva que permitia controlar os jogos com o movimento da sua mão, e com os botões que tinha no braço da luva.

O R.O.B. (Robotic Operating Buddy),um simpático robozinho que te ajudava em alguns jogos que o aparelho era compatível.

A Zapper Light Gun, a clássica “arminha” do NES, muito usada em jogos de tiro, como Duck Hunt, era algo muito divertido de se usar se você gosta de jogos de tiro.

O Multi-tap, que permitia conectar até quatro controles simultaneamente no aparelho.

Mas um acessório que não podia faltar sem duvida nenhuma é o Famicom Disk System, acessório que saiu apenas no Japão para o Famicom, permitia ao console a Leitura de um tipo de disquete que continham jogos, um dos mais famosos do acessório é o The Legend of Zelda II Adventure of Link.
Entre outros.

Em 1993, 10 anos após o lançamento, foi lançada uma nova versão, do console,nos Estados Unidos, menor e mais barata, agora no lugar de encaixar os cartuchos em uma gaveta, você os colocava em uma entrada superior convencional, semelhante ao Famicom.


A partir desta geração, os jogos passaram a ter inicio, meio e fim, assim nascendo muitas grandes séries, como Super Mario Bros, The Legend of Zelda, Dragon Quest e muitos outros.
E com os jogos mais longos, surgiu a necessidade de se parar de jogar para continuar depois, nascendo assim os passwords.

Apesar de não ser o console com melhores gráficos ou efeitos sonoros da época, acabou se tornando um dos mais populares entre os retro gamers, graças ao seu grande acervo de jogos.
Se você gosta de jogos difíceis que forcem você a dar o seu máximo, então este é o seu vídeo game, pois os grandes títulos que tem para ele são uma coisa para ser lembrada.

Curiosidades e dicas:

  • - O nome Famicom vem de Family Computer.
  • -Um boato de que a Yakuza estava interessada na carga de consoles, fez com que a empresa os transportasse durante a madrugada.
  • -O tamanho dos cartuchos de NES era descomunal, comparado a qualquer outro já criado, inclusive com os de Famicom.
  • -Alguns jogos mais longos, como Dragon Quest e outros RPGs, tinham uma bateria no cartucho que permitia salvar o progresso.
  • -Existem algumas diferenças entre o Famicom e o NES além de sua aparência, como o fato dos controles do Famicom não serem removíveis, e que o controle 2 dele tem um pequeno microfone usado em alguns jogos.
  • -Famicom era vermelho e branco porque eram os plásticos mais baratos da época
  • -A pirataria não perdoa nada, nem mesmo o NES, e com isso surgiram muitas copias que aceitavam os jogos dele, hoje chamadas de fami-clones.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário